Cartão SUS não é obrigatório para vacinação em João Pessoa

Cartão SUS não é obrigatório para vacinação em João Pessoa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que a emissão do Cartão SUS em João Pessoa segue acontecendo de forma virtual, por contato telefônico, a fim de evitar aglomeração de pessoas em ambientes fechados. Para organizar o contato e não sobrecarregar as linhas, cada Distrito Sanitário dispõe de números específico para atender aos usuários de cada região.

Segundo a SMS, o cartão SUS não é item indispensável para receber a dose da vacina contra o novo coronavírus, podendo a população apresentar um documento de identidade com o número do CPF para receber o imunizante.

Devem buscar o serviço para a emissão do documento os usuários residentes em João Pessoa que ainda não tem o Cartão SUS e os que tiveram suas solicitações de consulta, exames ou cirurgias não inseridas no Sistema de Regulação pelos polos distritais de digitação em virtude de necessidade de atualização de cadastro.

Para emitir o documento, mesmo por telefone, é necessário ter em mãos o Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um comprovante de residência.

Telefones para emissão do Cartão SUS

  • Distrito Sanitário I: 98699-2182 e 98699-2179

Bairros: Alto do Mateus, Bairro das Indústrias, Bairro dos Novais, Costa e Silva, Oitizeiro, Cruz das Armas, Esplanada, Funcionários I, Jardim Planalto, Jardim Veneza

  • Distrito Sanitário II: 98699-2185 e 98699-2180

Bairros: Boa Esperança, Colinas do Sul, Cristo, Cuiá, Ernani Sátiro, Funcionários II, Funcionários III, Geisel, Grotão, Jardim Itabaiana, João Paulo II, Rangel

  • Distrito Sanitário III: 98699-2181 e 98699-2183

Bairros: Colibris, José Américo, Mangabeira, Mussumagro, Paratibe, Parque Do Sol, Valentina

  • Distrito Sanitário IV: 98699-2184

Bairros: Bairro Dos Estados, Cordão Encarnado, Centro, Distrito Mecânico, Ipês, Ilha do Bispo, Jaguaribe, Mandacaru, Roger, Tambiá, Treze deMaio, Varadouro

  • Distrito Sanitário V: 98699-2170

Bairros: Altiplano, Água Fria, Aeroclube, Bancários, Bessa, Cabo Branco, Castelo Branco, Cidade Recreio, Expedicionários, Jacarapé, Jardim Cidade Universitária, Jardim Miramar, Manaíra, Penha, Tambaú, Timbó, Torre, Quadra Mares, São José.

Caso não encontre o bairro na lista, o usuário deve ligar para: 98610-9259 ou 98811-1978, na coordenação do Cartão SUS, e informar o bairro, que será encaminhado para o telefone de atendimento.

Vacinação em João Pessoa

O plano de vacinação da Prefeitura de João Pessoa se baseia no planejamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Governo Federal e tem a meta de vacinar 95% dos grupos prioritários. Este será desenvolvido em quatro etapas. Para evitar aglomeração, a SMS irá utilizar ginásios de esportes e o sistema driver thru.

Nesta primeira fase da vacinação contra a Covid serão imunizados trabalhadores da saúde que estão na linha de frente, idosos a partir de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, população indígenas aldeado em terras demarcadas e povos de comunidades ribeirinhas. A segunda fase são pessoas com 60 a 74 anos, na terceira quem tem comorbidades e na quarta trabalhadores de educação, força de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e presidiários.

Confira abaixo o resumo do plano:

GRUPOS ONDE DOCUMENTAÇÃO
Trabalhadores da saúde, idosos; população indígena; povos e comunidades tradicionais local de trabalho (rede hospitalar, UPA e Samu) Cartão do SUS ou CPF
Demais trabalhadores de saúde ginásios Cartão do SUS, CPF e documento que comprove sua função
Grupo prioritário ginásios Cartão do SUS, CPF e documentação que faz parte do grupo
Idosos acamados e domiciliados Residência – por agendamento
Drive thru locais a serem divulgados Cartão do SUS ou CPF

Fonte: Plano Municipal de Operacionalização contra Covid-19