Cerca de dois mil exames PCR são realizados por semana na rede municipal de saúde

Cerca de dois mil exames PCR são realizados por semana na rede municipal de saúde

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou a assistência e está realizando exames RT-PCR/SWAB nas Unidades de Saúde da Família (USF), para pacientes sintomáticos e que estejam dentro do protocolo de assistência para síndromes gripais, com suspeitas de covid-19. Além das USFs, os exames são realizados também nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e em casos de pessoas sintomáticas que têm procurado a Central de Orientação à Covid-19, pelos números (83) 3214-7938 ou 3218-7181.

Ao todo, 30 Unidades de Saúde da Família são referências para coleta do RT-PCR, que é realizado a partir de uma amostra de secreções da nasofaringe ou orofaringe, material obtido da mucosa do fundo do nariz ou da garganta com uso de uma haste flexível (SWAB) e pode informar se existe RNA do vírus no organismo. O exame deve ser realizado em pessoas que estejam entre o 1º e o 8º dia de sintomatologia para síndrome gripal e é indicado pelo profissional de saúde.

As coletas aconteçam todas as segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã, no período de 9h às 11h nas Unidades de Saúde de referência para coleta de RT-PCR. Os exames devem ser agendados de acordo com o fluxo estabelecido pelas gerências distritais e dentro do prazo da janela epidemiológica para realização. Já nas Unidades de Pronto Atendimento os exames são realizados todos os dias, seguindo os protocolos e indicação clínica do profissional do serviço.

A gerente de Atenção Básica da SMS, Flávia Vasconcelos, explicou que, os usuários que procurarem qualquer USF com sintomas de síndromes gripais que atendam a definição de caso suspeito para Covid-19 terão seus atendimentos garantidos pelos profissionais da equipe de saúde. Esses atendimentos devem ser de demanda espontânea.

“Apenas pacientes sintomáticos e que se encontrem dentro desse período de sintomatologia poderão ser submetidos a coleta. Todos os pacientes devem ser notificados pelas Unidades de Saúde que o atenderam e eles serão encaminhados para USF mais próxima de referência para poder fazer o exame e é importante que sigam todos os cuidados necessários para evitar transmissão viral”, explicou a gerente.

Importância da realização do RT-PCR – De acordo com o gerente de Vigilância Epidemiológica, Daniel Batista, trata-se de um exame preciso e eficaz. “O exame pode detectar a infecção em mínimas quantidades de material genético do vírus, mesmo quando a carga viral do paciente é considerada baixa. Desta forma, é importante fazer o diagnóstico precoce, iniciar o tratamento necessário e orientar que o paciente fique isolado para evitar a transmissão viral”, explicou o gerente.

O diagnóstico preciso e correto é fundamental para propor quaisquer medidas relacionadas à prevenção e ao prognóstico da infecção.

Dados Epidemiológicos – Desde o início da pandemia do novo coronavírus, na rede municipal de saúde já foram realizados 23.331 exames RT-PCR e 7.541 foram detectáveis, com a presença do RNA do vírus covid-19. Do total de exames realizados, 18.456 são residentes de João Pessoa.

Seis Unidades de Saúde da Família de cada Distrito Sanitário serão referências para coleta dos exames na rede municipal:

– Distrito I:

USF Integrada Jardim Saúde;

Integrada Saúde e Vida;

Integrada Bairro das Indústrias;

Integrada Nova Conquista;

Integrada Cruz das Armas I;

Integrada Saúde para Todos;

– Distrito II:

USF Grotão, USF Espaço Saúde;

USF Qualidade de Vida;

USF Vila Saúde;

USF Mudança de Vida;

USF Integrando vidas;

– Distrito III:

USF Caminho do Sol;

USF Ipiranga;

USF Quatro Estações;

USF Nova Esperança;

USF Verdes Mares;

USF Jose Américo Integrada;

– Distrito IV:

USF Varadouro;

USF Roger Integrada;

USF Matinha I;

USF Ilha do Bispo;

USF Alto do Céu Integrada;

USF Viver Bem.

– Distrito V:

USF Timbó;

USF Eucaliptos;

USF Torre Integrada;

USF Altiplano;

USF Bessa;

USF São José.

 

Fonte: Secom-JP

Foto: Divulgação