Isolamento social registrado na Capital foi de 43,2% nesta segunda-feira

Isolamento social registrado na Capital foi de 43,2% nesta segunda-feira

A cidade de João Pessoa registrou um isolamento social de 43,2% nesta segunda-feira (18). Os dados são da Secretaria Municipal do Planejamento e apontam ainda que o isolamento na Capital está acima da média brasileira, que é de 42,7%, mas abaixo da média do Estado, que chegou a 44,2% na mesma data. A cidade está sob decreto municipal que estimula o distanciamento social até pelo menos o próximo dia 31.

Entre os bairros que se destacaram pela baixa adesão ao isolamento estão Castelo Branco, Ponta do Seixas e Planalto da Boa Esperança. Por outro lado, as regiões de Brisamar, Jardim Cidade Universitária e Rangel (próximo à Mata do Buraquinho) estão entre os melhores resultados. A meta de todos os municípios é chegar a um isolamento geral de ao menos 70%.

No fim de semana, os números foram um pouco melhores. João Pessoa registrou isolamento de 47% no sábado (16) e 55,1% no domingo (17). A Capital ficou acima das médias brasileira e paraibana, que ficaram em torno de 46% no sábado e de 52% no domingo.

Nesta segunda-feira (18), o prefeito Luciano Cartaxo prorrogou por meio de decreto o prazo de vigência do isolamento na Capital, estendendo as medidas até o dia 31 do corrente mês. O texto suspende o funcionamento de serviços não essenciais e as aulas em instituições da rede municipal de ensino. Também permanece suspenso o transporte coletivo urbano, a exceção do Transporte Saúde, exclusivo para profissionais da área.

Outras medidas reforçadas são o fechamento da orla marítima e de parques públicos para circulação de pedestres e ciclistas e estacionamento de veículos. Também continua vedado o acesso às praças e outros espaços públicos que gerem aglomerações.

 

Fonte: SECOM-JP

Foto: Kleide Teixeira/Divulgação