Novas tecnologias para diagnóstico de infecções do trato urinário oferecem dados mais rápidos e detalhados

Novas tecnologias para diagnóstico de infecções do trato urinário oferecem dados mais rápidos e detalhados

À medida que a tecnologia avança na compreensão da microbiota do trato urinário, os urologistas enfrentam uma mudança de paradigma de "matar tudo" para "modular para otimizar a saúde".

Um trabalho da Escola de Medicina da Loyola University Chicago Stritch está inserido nesse contexto. O objetivo é melhorar as culturas de urina com o sequenciamento do gene do RNA ribossômico 16S para determinar se, dessa forma, é possível obter resultados melhores nos pacientes.

Para pesquisadores da área, o surgimento de bactérias resistentes a vários medicamentos é uma crise mundial de saúde e essas novas tecnologias podem agilizar o diagnóstico e diminuir o uso de antibióticos de amplo espectro, tornando o tratamento mais individualizado. Além disso, melhoraria o fluxo de trabalho dos laboratórios de microbiologia clínica.

Um contraponto abordado é que apesar da tecnologia de sequenciamento fornecer uma descrição precisa do microbioma do trato urinário do paciente, pode fornecer muitos detalhes, "inventando" infecções e gerando o uso exagerado de antibióticos. Para evitar essa situação, o sequenciamento de próxima geração deve ser correlacionado com o estado clínico dos pacientes.

Fonte: American Urological Association