Duas iniciativas que podem fortalecer a medicina de precisão no Brasil

Duas iniciativas que podem fortalecer a medicina de precisão no Brasil

A medicina de precisão é uma tecnologia usada na prevenção e tratamento de doenças com base na variabilidade genética de cada indivíduo. Para o tratamento de uma doença, leva em consideração o estilo de vida e possíveis mutações no DNA do paciente. Veja quais iniciativas no Brasil auxiliam na divulgação da medicina de precisão:

BIPMed - o Brazilian Initiative on Precision Medicine foi criado com o intuito de criar uma plataforma para abrigar dados genéticos gerados por cinco centros de pesquisa, além de outros grupos no país. Esses bancos são os primeiros a disponibilizar publicamente dados genômicos e genéticos da população brasileira. Neles estão incluídas informações da população normal e de pacientes com doenças específicas (como câncer de mama, epilepsia, malformações craniofaciais etc.).

Divulgação do método - outro desafio na medicina de precisão no Brasil está na disseminação do método para profissionais e estudantes para que eles possam adotá-los em decisões clínicas. A Associação Brasileira de Medicina Personalizada de Precisão busca disseminar esses conceitos por meio de simpósios em diversas cidades brasileiras. Mas, a popularização do método ainda precisa passar por cima de alguns obstáculos, como o custo envolvido.

Fonte: Época