Homenagem

Homenagem

Dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico para lembrar a importância desses profissionais na sociedade. A palavra medicina vem da expressão em latim ars medicina, que significa literalmente “a arte da cura”. Registros históricos dão conta de que técnicas medicinais são aplicadas desde a pré-História e Antiguidade, porém de maneira mais primitiva.

Mas antes das técnicas medicinais surgirem, a medicina estava voltada para os rituais de magia, sendo que aos poucos foram se desenvolvendo estudos sobre a ciência, sendo adaptados aos recursos da tecnologia.

Com o passar do tempo, a Medicina foi se tornando mais complexa, principalmente em civilizações como a egípcia, chinesa e grega, que aprimoraram a ciência e a arte de curar. Os preceitos, a ética e a moral da profissão foram moldados por Hipócrates, considerado “o pai da Medicina”.

Com o surgimento das especialidades, aumentavam os recursos utilizados nos tratamentos. As primeiras áreas foram da psiquiatria, pediatria e cardiologia. Mas o grande salto da profissão foi a partir do século XVI, com a descoberta do microscópio. Porém, somente no século XX que tivemos grandes conquistas como estudos da genética, microbiologia, bioquímica e outras áreas, onde foram desenvolvidas técnicas minuciosas de avaliação, possibilitando identificar as causas de várias doenças, tornando suas curas mais viáveis.

E não parou por aí. Com essas novas descobertas, os campos de atuação profissional também foram se expandindo, sendo que hoje, no Brasil, as especialidades chegam por volta das 52 categorias, segundo aprovação do Conselho Federal de Medicina (CFM).

A Organização Mundial da Saúde define que ter saúde não é apenas não estar acometido por doenças, mas ter condições de manter um estado físico, mental, psicológico e social equilibrados, dando à pessoa mais qualidade de vida.

Os médicos são importantes para garantir a saúde de nossas vidas, pois se prepararam para isso. Dentre seus estudos estão a anatomia – o conhecimento do funcionamento do corpo humano, as doenças, como curar as doenças, como diagnosticar uma doença, como agem as medicações em nosso corpo, podendo administrar os melhores tratamentos possíveis.

Por isso, jamais devemos nos automedicar, pois não temos os conhecimentos necessários para isso. A automedicação pode causar sérios problemas para a saúde da pessoa, além de gerar risco de perder a vida.