Fonte: ClickPB
Por Emmanuela Cristine Leite Nunes
Publicado em:
Foto: Reprodução/ClickPB
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, estará em João Pessoa, na próxima sexta-feira (9), para oficializar a cessão de quatro imóveis da União para ampliar leitos em hospitais públicos e filantrópicos em João Pessoa e Campina Grande. João Pessoa é uma das cidades pioneiras a integrar a o Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), sendo a 5ª do Brasil, ao lado de Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), Juiz de Fora (MG) e Niterói (RJ).
Como acompanhou o ClickPB, a Fundação Napoleão Laureano, em João Pessoa, receberá galpões para instalação de 50 leitos de cuidados paliativos. Já o Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), em Campina Grande, ganhará um novo centro de reabilitação para pacientes oncológicos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também será oficializada a doação do prédio do Hospital Universitário Alcides Carneiro à UFCG.
No Sertão, o município de Malta passará a contar com uma base descentralizada do SAMU, a ser instalada em imóvel antes utilizado pelo TRE. A medida busca agilizar o atendimento de urgência na região.
A agenda da ministra inclui ainda a adesão de João Pessoa ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI). O evento contará com a presença do governador João Azevêdo, do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do prefeito Cícero Lucena.
SUS
Em João Pessoa, será cedido à Fundação Napoleão Laureano um conjunto de galpões com 3.429,68 m² de terreno e 1.717,25 m² de área construída. O espaço, atualmente desocupado, será adaptado para a instalação de 50 leitos exclusivos de cuidados paliativos destinados a pacientes oncológicos atendidos pelo SUS, ampliando o conforto e a dignidade no atendimento à população de baixa renda.
Em Campina Grande, a Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), instituição filantrópica reconhecida por sua atuação em tratamentos oncológicos de alta complexidade, receberá a cessão de um imóvel de 438 m² de área construída. O espaço será transformado em um Centro de Referência em Reabilitação de pacientes oncológicos, com consultórios médicos, áreas multidisciplinares e ambientes de reabilitação psicomotora. A iniciativa vai ampliar os serviços já oferecidos pela FAP, que atende pacientes de 148 municípios, sendo 90% deles pelo SUS.
Ainda em Campina Grande, será formalizada a doação do imóvel que abriga o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A medida garante a regularização da área e assegura a continuidade das atividades do hospital, que oferece assistência de média e alta complexidade, além de desempenhar papel estratégico na formação de profissionais de saúde e no desenvolvimento de pesquisas e ações de extensão.
Imóvel da Gente
O Programa de Democratização de Imóveis da União, conhecido como Programa Imóvel da Gente, é uma iniciativa do Governo Federal que direciona imóveis sem uso ou ociosos para políticas públicas de habitação, educação, assistência social, saúde, cultura, esporte e outras áreas.
Desde sua criação, o programa já destinou cerca de 1.300 imóveis em todo o país, beneficiando mais de 400 mil famílias. Ao todo, mais de 18,5 mil km² foram destinados em 501 municípios, distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal.
O PNGI oferece um pacote de mais de 30 serviços e soluções tecnológicas que otimizam a gestão pública municipal. Funciona como uma porta de entrada única: em um só lugar, estados e municípios podem acessar um pacote de serviços e soluções tecnológicas que otimizam a gestão pública em áreas estratégicas como transformação digital e compras públicas.
