Fundação do Câncer abre inscrições para a 5ª edição do Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação

 Fundação do Câncer abre inscrições para a 5ª edição do Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação

Fonte: Medicina S/A
Foto: Reprodução/Medicina S/A

A Fundação do Câncer abre as inscrições para a quinta edição do Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação para o Controle do Câncer. A iniciativa reconhece e valoriza projetos inovadores desenvolvidos no Brasil com foco na prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidados relacionados ao câncer. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente até 23 de junho pelo site da premiação.

Com premiação total de R$ 30 mil, o Prêmio contempla três categorias: Promoção da Saúde e Prevenção do Câncer, Cuidados Paliativos e Iniciativas para o Controle do Câncer. Podem ser submetidos projetos inovadores estruturados, implantados, em andamento ou finalizados a partir de 1º de janeiro de 2020.

Na última edição, o prêmio registrou um crescimento de 60% no número de trabalhos inscritos em relação ao ano anterior, com representantes de todas as regiões do país. Para Alfredo Scaff, consultor médico da Fundação do Câncer e coordenador da comissão organizadora da premiação, esse resultado demonstra o fortalecimento da iniciativa no cenário nacional. “Temos observado, ano após ano, não apenas o aumento no número de projetos inscritos, mas também um salto na qualidade das propostas apresentadas. O Prêmio Marcos Moraes se consolida como um incentivador para boas práticas e soluções inovadoras no enfrentamento do câncer no Brasil”, afirma.

A avaliação dos trabalhos será feita por uma banca composta por especialistas, pesquisadores e gestores da área da saúde. Os primeiros colocados de cada categoria receberão R$ 10 mil e terão seus nomes registrados no Painel Marcos Moraes, espaço permanente que homenageia os agraciados de todas as edições do prêmio que fica na sede da Fundação do Câncer. Os projetos classificados em segundo e terceiro lugares também serão reconhecidos com troféu e certificado.

Para Luiz Augusto Maltoni, diretor executivo da Fundação do Câncer, o prêmio cumpre um papel essencial de incentivo à pesquisa e à inovação. “O Prêmio Marcos Moraes é uma ponte entre o conhecimento científico e a transformação social. Ao estimular a criação e a premiação de projetos que impactam positivamente a vida da população, a Fundação do Câncer reafirma seu compromisso com o controle do câncer no país”, destaca Maltoni.

Já foram agraciados com o Prêmio Marcos Moraes, pesquisadores do INCA (RJ), Universidade Federal de São Paulo (SP), Universidade Federal de Santa Catarina (SC), Hospital Câncer de Barretos (SP), Universidade Estadual de Campinas (SP), A.C. Camargo Center (SP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ), Universidade Federal do Paraná (PR), Universidade Federal do Espírito Santo (ES), Hospital das Clínicas FMUSP (SP), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (PR), Universidade Federal de Sergipe (SE), entre outras.

O homenageado

O médico alagoano Marcos Fernando de Oliveira Moraes, nascido no município de Palmeira dos Índios (AL), foi diretor do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e idealizador da Fundação do Câncer, sendo presidente do Conselho Curador desde a sua criação. Foi presidente da Academia Nacional de Medicina e estimulou os projetos da Fundação do Câncer até seu falecimento. Moraes formou-se em 1963 em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em cirurgia oncológica na Universidade de Illinois (EUA). Tornou-se referência e participou de publicações e comissões na Ciência mundial. Foi representante oficial do Brasil na Organização Mundial de Saúde (OMS) quando o INCA passou a representante oficial do Brasil na Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Programa Tabaco ou Saúde, tendo contribuído para a expressiva evolução da cessação do tabagismo no Brasil com a queda do percentual de fumantes. Além disso, valorizou e apoiou ações em Cuidados Paliativos.

Fonte: https://medicinasa.com.br/5-premio-marcos-moraes/