Fonte: Medicina S/A
Foto: Reprodução/Medicina S/A
As iniciativas finalistas da 10ª edição do Prêmio de Inovação do Grupo Fleury (PIF), que reconhece projetos de inovação no setor de Saúde, foram avaliadas pelas ações realizadas em 2023 e 2024. Os artigos submetidos foram julgados por uma banca avaliadora sob os critérios de inovação, aplicabilidade da solução e aderência às práticas de sustentabilidade ESG. Foram quatro categorias desenvolvidas para pesquisadores e empreendedores do setor de saúde: Alianças de Impacto, Mentes Inovadoras, Visão Transformadora e Projetos que Ampliam.
A categoria Alianças de Impacto avaliou organizações externas, como startups, universidades e hospitais, que se destacaram por suas iniciativas inovadoras e contribuíram com impacto significativo para o Grupo Fleury. Os vencedores foram: Neomed, pela implantação de solução de laudos em cloud para exames de métodos gráficos de cardiologia; Huna, por um projeto de pesquisa e codesenvolvimento de ferramenta de estratificação de risco de câncer de colo de útero a partir de analitos sanguíneos; VUUPT, com o projeto de integração da ferramenta de rastreio de amostras para clientes Lab-to-Lab; e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pelo desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria como Grupo Fleury.

Em Mentes Inovadoras, a categoria reconheceu colaboradores e médicos do Grupo Fleury que participaram ativamente em projetos acompanhados pelo time de inovação aberta. Os premiados foram: Daniele Clive, consultora de Práticas Assistenciais e Segurança do Paciente (PASP); Fernanda Araújo Mesquita, gerente de Produtos; Marina Batista, product owner; Michele da Silva Santos, enfermeira; Tatiana Tucunduva, radiologista; e Wildcledson da Rocha Santos, gerente de negócios da regional da Bahia.
Já a categoria Visão Transformadora premiou projetos de pesquisa regularizados que geraram produto implantado ou artigo publicado. Foram premiados o estudo sobre Encefalites Autoimunes, que trata do desenvolvimento de plataformas metodológicas inovadoras e avaliação de gatilhos virais; e o Global Liver Assessment (GLA), que faz a proposição e análise do valor diagnóstico de um novo produto para avaliação radiológica laboratorial integrada e não-invasiva das hepatopatias crônicas difusas a partir de um protocolo de imagem por ressonância magnética multiparamétrica do fígado.
E, por fim, a categoria Projetos que Ampliam reconheceu projetos realizados por equipes internas do Grupo Fleury que tiveram resultados alinhados aos pilares estratégicos de inovação (eficiência, experiência do paciente e novas receitas). Os projetos vencedores foram ampliação da matriz fotovoltaica; inovação sustentável no diagnóstico clínico: eficiência transformadora com a tecnologia LDTD; e execução simultânea de exames de ultrassonografia Labs a+ (RJ).
O evento também contou com palestra de Eco Moliterno, diretor de Criação da Accenture Song para América Latina, sobre “IA Generativa: Oportunidades e Tendências”, que rendeu uma roda de conversa com o executivo junto com Patrick Soares, estrategista de Tecnologia da Microsoft; Robert Duque-Ribeiro, líder global da prática Estratégia de Dados e Inteligência Artificial da Accenture; e Daniella Bahia, diretora Médica do Grupo Fleury.
