Sistema Único de Saúde vai substituir vacina oral contra pólio por dose injetável a partir deste ano

Sistema Único de Saúde vai substituir vacina oral contra pólio por dose injetável a partir deste ano

Fonte: ClickPB
Por Lucilene Meireles
Publicado em:
Foto: Secom João Pessoa

As gotinhas que entraram para a história da imunização ao eliminarem a poliomielite no Brasil estão com os dias contados. A partir deste ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a substituir gradativamente a vacina oral contra a pólio pela dose injetável, versão inativada do imunizante.

Com a mudança, a vacina injetável, já utilizada nas três primeiras doses do esquema vacinal contra a pólio, será disponibilizada também como dose de reforço aos 15 meses de vida e a última, aos 4 anos de idade.

Por esse motivo, conforme a Secretaria de Saúde de João Pessoa, a orientação é que todas as crianças menores de 5 anos sejam levadas aos postos de saúde durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite para checagem da caderneta e atualização das doses, caso haja necessidade.

Como visto pelo ClickPB, mesmo as crianças que estão com o esquema vacinal em dia, mas na faixa etária definida pelo Ministério da Saúde, devem receber as gotinhas ou doses de reforço.

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite termina neste domingo (30), mas em João Pessoa, os postos imunizam até hoje. Além da dose contra pólio, os postos ofertam também vacinas de campanhas: covid, influenza e dengue.

Crianças, adolescentes, adultos e idosos devem manter o documento de vacinação em dia. Quem está com a caderneta de vacinação desatualizada coloca em risco não apenas a própria saúde, mas também pode se tornar um transmissor de doenças, em especial para as crianças e idosos, que são grupos mais vulneráveis. É com esse alerta, que a Prefeitura de João Pessoa convoca toda a população para buscar um serviço de saúde e colocar em dia a vacinação.

Para vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta vacina.

Confira locais para vacinação neste sábado (29) – vacinas de campanha – João Pessoa

Home Center Ferreira Costa – 8h às 16h

Shopping Sul – 9h às 16h

Shopping Tambiá – 10h às 16h

Centro de Imunização (aberto aos sábados e domingos) – 8h às 12h

Leia Mais

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego a partir desta segunda-feira; confira cidades

Fonte: https://www.clickpb.com.br/saude/sistema-unico-de-saude-vai-substituir-vacina-oral-contra-polio-por-dose-injetavel-a-partir-deste-ano.html