Poliomielite: apenas 40% das crianças paraibanas foram vacinadas; campanha segue até domingo

Poliomielite: apenas 40% das crianças paraibanas foram vacinadas; campanha segue até domingo

Fonte: ClickPB
Por Redação
Publicado em:
Foto: reprodução

Apenas 40,16% das crianças paraibanas em idade vacinal foram imunizadas contra poliomielite. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (27) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e reforça a necessidade dos pais levarem os filhos para vacinação. A meta de vacinação é de 95%

Como visto pelo ClickPB, mesmo com o índice baixo, o estado é o segundo colocado no ranking nacional. De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara, a vacina é imprescindível para diminuir o risco de reintrodução da doença no país e no estado.

“Estamos na reta final da campanha de vacinação contra a poliomielite em todo o Estado, por isso, reforçamos aqui o chamamento para que os pais e responsáveis compareçam à unidade de saúde mais próxima, para vacinarem as crianças menores de cinco anos. Dessa forma, estaremos protegendo este público dessa doença grave que acomete os membros inferiores de forma irreversível”, explicou Márcia, como notado pelo ClickPB.

A campanha de vacinação segue até domingo (30). O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, na cidade de Sousa, e em 1994 o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem.

No entanto, em 2023, o Brasil foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas.

Fonte: https://www.clickpb.com.br/saude/apenas-criancas-paraibanas.html