Procon vai fiscalizar farmácias de João Pessoa para combater aumento abusivo de preços

Procon vai fiscalizar farmácias de João Pessoa para combater aumento abusivo de preços

Fonte: ClickPB
Por Lucilene Meireles
Publicado em:
Foto: Reprodução/ClickPB

O Procon de João Pessoa vai iniciar, nos próximos dias, uma fiscalização intensiva em todas as farmácias da capital paraibana em razão do aumento oficial de preços de medicamentos em todo o país. Foi o que prometeu o coordenador do Procon-JP, Rougger Guerra, durante o programa Arapuan Verdade desta segunda-feira (1º), como acompanhou o ClickPB. A intenção é coibir o reajuste abusivo dos preços.

“Este é um momento muito dolorido para todos os consumidores que fazem uso de medicamentos de uso contínuo em todo o Brasil. Aqui na Paraíba, acontecerá um aumento ainda mais significativo em razão também do aumento do ICMS sobre esse tipo de produto. Suspeita-se de um aumento até 4,5%, podendo, dependendo da farmacêutica, esse aumento ser um pouco menor ou até esse limite”, pontuou o coordenador.

Ele enfatizou que o Procon de João Pessoa fará uma fiscalização intensa em todas as farmácias de João Pessoa para garantir que nenhum estabelecimento use desse aumento oficial para lucrar indevidamente em cima dos consumidores. “Ou seja, que não promovam aumentos maiores do que esse limite de 4,5% e que também não incluam nesse limite medicamentos que não são de uso contínuo e que não são abarcados por esse aumento oficial”, acrescentou.

Rougger Guerra reforçou ainda que a fiscalização será feita de forma intensa para garantir que as farmácias também não façam a exigência de cadastro prévio no estabelecimento para concessão de descontos, o que é ilegal, segundo ele, e fere a proteção da lei geral de dados. “O Procon está atento a isso e irá iniciar uma fiscalização em todos os estabelecimentos da capital”, concluiu.

Veja Mais

Aumento de até 4,5% no preço dos medicamentos começa a valer a partir deste domingo

 

Fonte: https://www.clickpb.com.br/economia/procon-vai-fiscalizar-farmacias-de-joao-pessoa-para-combater-aumento-abusivo-de-precos.html