Mais dez municípios da Paraíba vão receber doses de vacina contra a dengue; veja quais são

Mais dez municípios da Paraíba vão receber doses de vacina contra a dengue; veja quais são

Fonte: ClickPB
Por Lucilene Meireles
Publicado em:
Foto: Reprodução/ClickPB

Dez novos municípios da Paraíba vão receber as vacinas da dengue (Qdenga) que não foram utilizadas em João Pessoa, Santa Rita e Bayeux. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recolheu, nesta segunda-feira (1), as doses que serão remanejadas para as cidades sinalizadas em Nota Técnica do Ministério da Saúde (MS). O prazo de validade dos imunizantes é 30 de abril e a recomendação é de que se intensifiquem as estratégias de vacinação.

O Ministério da Saúde vai garantir aos municípios cedentes a reposição das doses remanejadas para recomposição dos seus estoques, conforme o cronograma de entrega do laboratório produtor.

Nesta terça-feira (2), será realizado um alinhamento técnico com os municípios que receberão as doses. “A distribuição será de forma igualitária, seguindo a população de 10 a 14 anos, para os municípios sinalizados pelo Ministério da Saúde. Quanto à quantidade que cada município vai receber, primeiro, serão recolhidas e totalizadas as vacinas excedentes e, a partir daí, divididas entre os 10 municípios contemplados”, disse a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares.

Ainda de acordo com a Nota Técnica, nos casos em que o município ranqueado decline do recebimento das doses e a redistribuição fique inviabilizada, o destino das doses remanescentes deverá ser redefinido localmente, em Comissão Bipartite (CIB).

O primeiro lote da vacina contra a dengue (Qdenga), com 37.040 doses, encaminhado pelo Ministério da Saúde (MS), chegou à Paraíba em fevereiro deste ano. As doses foram distribuídas pela SES para a 1ª Região de Saúde da Paraíba. Os critérios para a escolha das localidades foram porte populacional, número de casos de dengue nos últimos 10 anos e o número de casos de dengue tipo 2 nesses lugares.

A população alvo para a vacinação são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, cuja faixa etária tem alto número de hospitalização por dengue. O esquema é de duas doses com intervalo de três meses entre elas. A vacina protege contra a dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus Aedes aegypti .

A vacina contra a dengue foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e com essa iniciativa o Brasil se torna o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde.

Com assessoria

Leia Mais

Conheça oito mentiras sobre a dengue e as formas de prevenir a doença

 

Fonte: https://www.clickpb.com.br/paraiba/mais-dez-municipios-da-paraiba-vao-receber-doses-de-vacina-contra-a-dengue-veja-quais-sao.html