Prefeitura de Campina Grande continua reformas no ISEA e mais melhorias devem ser entregues ao longo de 2024

Prefeitura de Campina Grande continua reformas no ISEA e mais melhorias devem ser entregues ao longo de 2024

As obras de reformas no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), iniciadas no ano passado, devem ser finalizadas este ano, de acordo com a Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG). Conforme apurou o ClickPB, a gestão detalhou que os serviços tem por objetivo ofertar a  melhoria da qualidade nos atendimentos às usuárias. 

Durante todo o ano passado foram realizadas várias reformas sem afetar os serviços disponibilizados às gestantes e puérperas atendidas na maternidade municipal. Em 2024, as obras serão concluídas e novos setores vão passar por melhorias. Estão programadas as reformas do Centro Cirúrgico, do Centro de Materiais Esterilizados (CME), da Sala de Parto, da UTI Neonatal, da Nutrição/Refeitório e da Lavanderia.

Desde o ano de 2021, a gestão municipal já reformou diversos setores da maternidade do ISEA, como a Ala Canguru, o Berçário Intermediário, a Ala das Flores e a Unidade Semi-Intensiva, com a ampliação de mais dez novos leitos. O Planejamento Familiar, o Pré-Natal de Alto Risco e a Ala Nova também passaram por melhorias. Também estão em andamento os serviços de reforma da UTI Materna.

O Centro de Parto Normal também foi revitalizado. Neste semestre foram feitas benfeitorias na maior ala do ISEA, que é a Ala das Flores, que possui 52 leitos, da Emergência/Triagem da maternidade e principalmente do ambulatório, local destinado para o atendimento geral dos recém-nascidos, composto de sala de vacinação, cartório de registro de nascimentos, salas para os testes do pezinho, orelhinha, linguinha, coração e ouvido, ultrassonografia e consultórios médicos para os acompanhamentos de rotina dos bebês.

Em todos estes setores foi realizada a renovação dos componentes elétricos, com uma completa reestruturação da rede, instalação de um novo sistema de iluminação nos ambientes, novas pinturas, trocas de janelas antigas, a substituição das camas dos leitos e dos assentos para os acompanhantes, reformas completas dos banheiros e outras melhorias estruturais.

O ISEA é a maior maternidade pública do estado da Paraíba, sendo referência em alta complexidade obstétrica para mais de 170 municípios. O Instituto possui o selo de Hospital Amigo da Criança e da Mulher, título concedido após avaliação realizada pelo Ministério da Saúde, no final de 2022. E o Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro tem a certificação de padrão ouro do Prêmio Íbero-Americano de bancos de leite materno.

Fonte: https://www.clickpb.com.br/saude/prefeitura-de-campina-grande-continua-reformas-no-isea-e-mais-melhorias-devem-ser-entregues-ao-longo-de-2024-830466.html