São descobertos marcadores imunológicos que podem prever a resposta de pacientes com câncer de ovário ao tratamento

São descobertos marcadores imunológicos que podem prever a resposta de pacientes com câncer de ovário ao tratamento

A investigadora de câncer da Queen University, Madhuri Koti, descobriu um biomarcador que ajudará a obter melhores predições da eficácia da quimioterapia em pacientes com câncer de ovário. Este descobrimento poderia levar a melhores opções de tratamento na luta contra o câncer de ovário.

Os biomarcadores são um indicador de um estado ou transtorno biológico.

"Os êxitos recentes em aproveitar o sistema imunológico para combater o câncer são indício dos papéis importantes que desempenham as respostas imunológicas em pacientes com câncer na luta contra esta doença", explica o Dr. Koti (Ciências Biomédicas e Moleculares). "Muitos destes êxitos estão baseados em reforçar a imunidade antineoplásica através de diferentes tratamentos. Tais tratamentos resultariam mais eficazes ao acoplar-se a marcadores que prognosticam a resposta final de um paciente a um tratamento específico".

O Dr. Koti levou a cabo o estudo em coortes retrospectivas de mais de 200 pacientes com câncer de ovário.  

No estudo foi utilizada uma combinação de detección moderna recente e mais establecida para identificar tais marcadores. O descubrimiento inicial destes marcadores foi efetuado em tecidos de tumor congelados acumulados de bancos de tumores como o Banco de Tumor de Ontário e o Instituto de Investigação de Saúde de Ottawa e os Serviços de Ginecologia-Oncologia e Patologia do Hospital Notre-Dame do Centre Hospitalier de l'Université de Montréal (CHUM) em Montreal.

Na atualidade estão se realizando as validações de fase II em coortes retrospectivas de mais de 500 tumores de pacientes com câncer de ovário acumulados da associação entre o Instituto de Pesquisa Terry Fox e o Recurso Unificado Experimental Ovariano Canadense.

Um impacto importante deste descobrimento é que estes novos marcadores, quando se utilizam ao momento de iniciar o tratamento no tipo específico de paciente com câncer de ovário, ajudam os oncologistas ginecológicos a tomar decisões sobre o tratamento adicional necessário nestes pacientes e portanto aumentam o potencial de sobrevida da paciente.

O câncer de ovário dá por resultado cerca de 152.000 falecimentos de mulheres em todo o mundo a cada ano, por isso é uma causa principal de mortes relacionadas com câncer ginecológico nas mulheres.

 

Fonte: medcenter.com