Alimentos ultraprocessados são vilões para dentes e açúcar só deve ser oferecido às crianças a partir dos 2 anos

Alimentos ultraprocessados são vilões para dentes e açúcar só deve ser oferecido às crianças a partir dos 2 anos

A resistência em provar alimentos naturais aliados a uma dieta ultraprocessada e rica em açúcar pode afetar não só o organismo das crianças, como também a qualidade de seus dentes e a saúde bucal. A dentista do Hapvida Interodonto, Mirela Nobre, destaca a importância de evitar a oferta de doces até os 2 anos de idade.

A melhor maneira de conseguir regular o acesso das crianças ao açúcar é não oferecer até essa fase. Após esse período, a especialista orienta que as sobremesas e aperitivos sejam liberados apenas em ocasiões especiais, longe da alimentação regular dos pequenos.

“Não está relacionado apenas à quantidade, mas sim à frequência que se ingere. Na boca, existem bactérias que vão fermentar o açúcar e transformar ele em ácido, que corrói o esmalte do dente”, explica.

A hora de dormir também não é indicada para que as crianças consumam açúcar. Além de prejudicar a qualidade do sono, pode ainda incentivar a formação de cáries, pois as bactérias se proliferam de maneira mais rápida durante o sono. Mirela Nobre reforça a importância da escovação dos dentes nesse período.

Ter uma alimentação baseada em alimentos naturais, como frutas e verduras, ajudam também na saúde bucal. Ainda conforme a especialista, os pais devem estimular o consumo de uma alimentação saudável e evitar os industrializados. “Os pais que têm ultraprocessados com frequência em casa, devem pelo menos evitar a exposição dos itens na prateleira, dificultando que a criança veja e sinta vontade de comer”, sugere.

Uma dieta equilibrada, que inclua uma variedade de nutrientes, vitaminas e minerais, ajuda a promover um crescimento saudável, fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças.

Fonte: https://www.clickpb.com.br/saude/alimentos-ultraprocessados-sao-viloes-para-dentes-e-acucar-so-deve-ser-oferecido-criancas-partir-dos-2-anos-458192.html