Central de Transplantes da Paraíba registra segunda captação de órgãos em Campina Grande

Central de Transplantes da Paraíba registra segunda captação de órgãos em Campina Grande

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, realizou, na última quarta-feira (05), a segunda captação de órgãos do ano. Na ocasião, foram doados rins e córneas. Segundo informações obtidas pelo ClickPB, os órgãos foram retirados de um homem de 40 anos, de Campina Grande, vítima de um traumatismo cranioencefálico provocado por uma queda. 

Ele deu entrada na unidade hospitalar, no dia 31 de março, e apresentou morte encefálica na terça-feira (4).O procedimento da retirada dos órgãos só foi possível após a autorização da família e só ocorreu diante da morte encefálica do doador, confirmada por rígido protocolo realizado em três etapas.

As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos da Paraíba, localizado em João Pessoa. Lá, eles direcionam os órgãos para as pessoas que estão na fila de espera. Já os rins, foram doados para dois pacientes de Pernambuco.

O rim esquerdo foi aceito pelo Programa Estadual de Transplantes de Pernambuco (PET-PE) e encaminhado para uma mulher de 28 anos. O direito para um homem de 52 anos, do mesmo estado. A captação dos órgãos foi realizada com apoio da equipe de transplante do estado de Alagoas.

Marcella Belo, coordenadora da Central de Transplantes do Núcleo de Campina Grande, ressalta a importância e o trabalho de informação que é realizado a fim de sensibilizar a população para a doação de órgãos.

“A gente faz esse trabalho divulgando diariamente e também reúne escolas, instituições e outros hospitais mensalmente para falar sobre a importância da doação e de se conversar, em casa, sobre o assunto. Pois, é a família quem decide, e é através da autorização da família que a gente consegue levar e dar continuidade a outras tantas vidas que esperam na fila do transplante”, explicou Marcella.

Fonte: https://www.clickpb.com.br/saude/central-de-transplantes-da-paraiba-registra-segunda-captacao-de-orgaos-em-campina-grande-412323.html