Prefeitura de João Pessoa começa busca ativa nos Creis para vacinar crianças contra a Poliomielite

 Prefeitura de João Pessoa começa busca ativa nos Creis para vacinar crianças contra a Poliomielite

Começa amanhã (19), uma ação de busca ativa para avaliação da caderneta de vacinação e imunização contra a Poliomielite, nos Centro de Referência em Educação Infantil (Creis) da rede municipal de João Pessoa. A ação será realizada pelas secretarias municipais da saúde e educação, através da procura intencional de cartões de crianças, com o objetivo de identificar as situações de vulnerabilidades e risco social para doenças que podem ser prevenidas.

“Dentro do nosso planejamento iremos fazer a busca ativa da cobertura vacinal de crianças menores de cinco anos, bem como criar uma metodologia para monitoramento de crianças faltosas na imunização, avaliando a caderneta”, explicou Fernando Virgolino, chefe da seção de imunização da Prefeitura de João Pessoa. Com essa estratégia, esperamos que a cobertura vacinal seja aumentada e desta forma, além de prevenir e orientar, estaremos reduzindo também novos casos de doenças imunopreveníveis”, completou o coordenador.

A ação que começa nesta segunda-feira, será dividida por distritos sanitários, iniciando no Distrito Sanitário I. Ao todo, inicialmente serão avaliados os cartões de vacina de 13.245 crianças matriculadas nos 92 Creis do município para crianças a partir de um ano.

No Sistema Único de Saúde (SUS), a vacinação segue o seguinte esquema: A imunização contra a poliomielite deve ser iniciada a partir dos dois meses de vida, com mais duas doses aos quatro e seis meses, além dos reforços entre 15 meses e aos 4 anos de idade. Na rede pública as doses de reforço, a partir de um ano de idade, são realizadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), que é a ‘vacina da gotinha’.

Dia D de Multivacinação - No sábado (18) foram aplicadas mais de 8,7 mil vacinas em crianças e adolescentes da Capital, durante o Dia D de Multivacinação. Deste total, 1.681 foram de doses contra a Poliomielite. Foram aplicadas ainda 4.266 imunizantes do calendário básico, 1.769 de vacina contra a Influenza e 961 doses de vacina contra a Covid.

Dados – De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal da população vem despencando, chegando em 2021 com menos de 59% dos cidadãos imunizados. Em 2020, o índice era de 67% e em 2019, de 73%. O patamar preconizado pelo Ministério da Saúde é de 95%.

Na rede SUS – A rede municipal de saúde disponibiliza gratuitamente 18 tipos de vacinas que fazem parte do calendário de rotina e Programa Nacional de Imunização (PNI): BCG, Hepatite B, Hepatite A, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice viral e Varicela para as crianças. Já para os adolescentes, dT, Hepatite B, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica C; e para os adultos, dT, Hepatite B e Tríplice viral. Além disso, estarão disponíveis as vacinas contra a Covid-19 e a Influenza.

Programação da ação de monitoramento:
- Distrito Sanitário I – 19 de setembro
- Distrito Sanitário II – 20 de setembro
- Distrito Sanitário III – 21 de setembro
- Distrito Sanitário IV – 22 de setembro
- Distrito Sanitário V – 23 de setembro

Acompanhe no link, qual Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) corresponde a cada Distrito Sanitário da Capital: https://midi.as/creis2022

Fonte: https://www.clickpb.com.br/saude/prefeitura-de-joao-pessoa-comeca-busca-ativa-nos-creis-para-vacinar-criancas-contra-poliomielite-336620.html