Homem recebe transplante facial em cirurgia inovadora e histórica de 56 horas

Homem recebe transplante facial em cirurgia inovadora e histórica de 56 horas

por: Redação Hypeness
A ideia de que, por pior que seja uma circunstância, todos na vida merecem e podem receber uma segunda chance ganha uma perspectiva impressionante quando olhamos a história do americano Andy Sandness. Aos 31 anos, Andy acaba de passar por uma cirurgia que durou 56 horas e exigiu uma equipe de 60 pessoas para realizar um incrivelmente bem sucedido transplante facial.

Andy1

10 anos atrás, porém, Andy tentou tirar a própria vida. Apesar de ter sobrevivido, o gesto destruiu seu rosto, deixando-o praticamente sem nariz, boca e mandíbula aos 21 anos. Na época, em 2006, Andy passou por 8 cirurgias reparatórias, que o salvaram mas pouco puderam fazer sobre sua boca e mandíbula.

Andy6

Andy recebeu uma prótese de nariz, mas tinha de se alimentar em pequenos pedaços, os quais precisavam ser chupados para que ele pudesse se alimentar.

Andy7

Em 2012, no entanto, a clínica onde era paciente sondou seu interesse em participar de um novo procedimento, justamente de transplante facial. “Quando você tem a aparência que eu tinha e vivia como eu vivia, você se agarra ao menor sinal de esperança. E essa era a cirurgia que me faria voltar a ser normal”, ele disse.

Foram necessários três anos de treinos e preparações e mais um tempo de espera até encontrar um doador. Em junho de 2016 Andy recebeu a notícia de que a cirurgia enfim seria realizada.

Andy8

Por três semanas após a longa cirurgia, Andy foi proibido de se olhar no espelho. Em dezembro ele voltou à clínica para um último pequeno procedimento, e enfim sua vida começou a retomar a normalidade.

Andy3

Andy4

Para muito além da aparência, hoje Andy pode sentir cheiros, respirar normalmente, mastigar e se alimentar de todo tipo de comida.

Andy5

Andy2

Sua maior alegria, segundo ele, é para a maioria de nós algo mundano e desapercebido: voltar a ser anônimo, e poder frequentar qualquer lugar sem que os olhares alheios o lembrem o tempo todo da tragédia que atravessou.

© fotos: divulgação

Fonte: https://www.hypeness.com.br/2017/02/homem-recebe-transplante-facial-em-cirurgia-inovadora-e-historica-de-56-horas/