Cápsula vaginal de gel livre de hormônios pode ser alternativa à pílula anticoncepcional

Cápsula vaginal de gel livre de hormônios pode ser alternativa à pílula anticoncepcional

Pesquisadores da Suécia estão desenvolvendo um contraceptivo livre de hormônios e sem efeitos colaterais. O material, em forma de gel, "fecha" a barreira mucosa presente no colo do útero e impede a fertilização. Geralmente, essa barreira fica naturalmente frouxa durante a ovulação, permitindo que o espermatozoide penetre o óvulo, explica o pesquisador Thomas Crouzier, do KTH Royal Institute of Technology, que está desenvolvendo o produto.

Para chegar a esse resultado, os cientistas misturaram o muco gel com a quitosana, um tipo de polissacarídeo derivado da quitina, substância que se desenvolve nas duras camadas externas de crustáceos, como camarão e lagostim. O material aperta a barreira de malha de polímero que reveste o epitélio mucoso das cavidades do corpo.

Crouzier diz que a contracepção pode ser aplicada como uma pequena cápsula vaginal que se dissolve rapidamente. O efeito de bloqueio mostrou-se rápido e faz com que a cavidade feche em poucos minutos.

Como o material modifica apenas a camada de muco superficial, ele não produz efeitos colaterais indesejados. Os pesquisadores também trabalharam para melhorar outras propriedades das membranas mucosas, como lubrificação e hidratação.

Fonte: Bol