Campanha nas redes sociais busca conscientizar jovens sobre HPV

Campanha nas redes sociais busca conscientizar jovens sobre HPV

O papiloma vírus humano, conhecido popularmente como HPV, atinge 630 milhões de pessoas no mundo inteiro, entre homens e mulheres. No Brasil, estima-se que cerca de dez milhões de pessoas possuam o vírus, segundo informa a professora do Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e chefe do Laboratório de Inovação em Câncer do Centro de Investigação Translacional em Oncologia (Icesp), Luisa Lina Villa.

O HPV está relacionado a 100% dos casos de câncer no colo do útero. Por esse motivo, desde o início dos estudos sobre o vírus, esse tipo de câncer, que afeta apenas mulheres, sempre esteve em evidência. Entretanto, a professora destaca que o HPV também atinge os homens. O vírus pode causar câncer de canal anal em ambos os sexos, câncer de garganta e orofaringe, que afeta principalmente homens, além de câncer no pênis.

Por isso, a campanha #TragoVerdadesDoHPV busca conscientizar adolescentes sobre a importância da vacinação. Com uma linguagem informal, mas didática, a hashtag, que está sendo utilizada nas redes sociais, traz informações relevantes, como o dado de que 10% das mulheres saudáveis possuem o vírus na região genital, podendo assim transmiti-lo. 

A vacinação é gratuita e está disponível em todos os postos para meninas de 9 a 15 anos e meninos de 11 a 15 anos.

Fonte: Universidade de São Paulo (USP)