Pesquisadores da USP criam chocolate que beneficia intestino

Pesquisadores da USP criam chocolate que beneficia intestino

Pesquisadores do Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP) de Pirassununga, em São Paulo (SP), desenvolveram um chocolate funcional e sem lactose que contém em sua composição probióticos - microrganismos que melhoram as funções gastrointestinais, reduzem o risco de constipação e a possibilidade de desenvolvimento de várias doenças, como o câncer de cólon.

Os probióticos aplicados ao chocolate são semelhantes aos presentes naturalmente no organismo humano, mas que ao longo da vida vão se perdendo pelo consumo de alguns alimentos industrializados que afetam a flora intestinal, como o açúcar, abusos de medicamentos e o estresse.

Foram necessários dois anos para que a mestranda Marluci Palazzolli da Silva conseguisse uma fórmula que incorporasse os lactobacilos ao chocolate. Isso foi feito por meio de um delicado processo chamado microencapsulação.

A professora Carmem Fávaro Trindade, orientadora da pesquisa, explicou que “[o estômago] é um meio ácido que destrói esses micro-organismos. Então deixando-os protegidos se garantiu que eles chegassem ao intestino, onde são liberados e tem sua atuação”.

O chocolate com probióticos foi testado por 109 voluntários que avaliaram cor, textura, sabor, aroma, além de dar uma nota sobre a aceitabilidade do produto. Em uma escala de nove pontos, o chocolate teve média 7.

Agora, as pesquisadoras buscam parcerias para fazer com que o chocolate chegue aos consumidores.

Fonte: G1