Estudo indica que mulheres que trabalham à noite tem maior risco de câncer

Estudo indica que mulheres que trabalham à noite tem maior risco de câncer

As mulheres que trabalham à noite regularmente na Europa e na América do Norte têm 19% mais risco de desenvolver câncer do que aquelas que trabalham durante o dia, segundo um estudo publicado na revista científica Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention. Entretanto, o aumento do risco não foi observado nas mulheres que trabalham de noite na Austrália e na Ásia, diz o oncologista e autor do estudo, Xuelei Ma, do West China Medical Center da Universidade Sichuan, em Chengdu, na China.

“Nosso estudo indica que o trabalho noturno é um fator de risco para os cânceres comuns em mulheres. Nos surpreendeu ver a associação entre o trabalho noturno e o risco de câncer de mama só entre as mulheres da América do Norte e da Europa. É possível que as mulheres desses lugares tenham níveis mais altos de hormônios sexuais, que foram associados positivamente com cânceres relacionados com hormônios, como o câncer de mama”, esclarece.

A revisão incluiu 61 estudos anteriores sobre o tema, totalizando 3,9 milhões de participantes da América do Norte, Europa, Austrália e Ásia, e mais de 110.000 tipos de cânceres.

Pesquisas anteriores mostraram que o trabalho noturno pode alterar os ritmos cardíacos, provocando mudanças hormonais e metabólicas, que podem aumentar o risco de câncer, diabetes e depressão.

Fonte: Isto É Dinheiro