Fracionamento de vacina contra febre amarela tem início em fevereiro

Fracionamento de vacina contra febre amarela tem início em fevereiro

Entre fevereiro e março deste ano, a população de 76 municípios dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia vão receber a vacina contra a febre amarelo em doses fracionadas. O objetivo é evitar a expansão do vírus para áreas próximas de onde há circulação atualmente. A medida é preventiva e será implantada em áreas selecionadas durante 15 dias.

“Os estudos concluídos, até o momento, demonstram que a vacina padrão e a fracionada têm a mesma eficácia. No entanto, o Ministério da Saúde (MS) continuará acompanhando e atualizando as estratégias, conforme a atualização das pesquisas”, afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

A estratégia de fracionamento da vacina é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quando há aumento de epizootias e casos de febre amarela silvestre de forma intensa, com risco de expansão da doença em cidades com elevado índice populacional e que não tinham recomendação para vacinação anteriormente.

A dose padrão (0,5 Ml) protege por toda a vida, enquanto a dose fracionada (0,1 Ml) protege por pelo menos oito anos, segundo estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz).

A febre amarela é uma doença sazonal, geralmente com aumento de casos de dezembro a maio, enfatizou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues. Segundo ela, se a medida do fracionamento não fosse adotada, poderia ocorrer aumento de casos e óbitos.

“É importante ressaltar que toda revisão do calendário nacional de vacinação é acompanhado, sistematicamente, pelo comitê assessor técnico, com especialistas de diversas áreas”, avisa.

O período da campanha em São Paulo será de 3 a 24 de fevereiro, sendo os dias 3 e 24 (sábados) os dias D de mobilização da campanha. Já no Rio de Janeiro e Bahia, devido ao período do carnaval, as campanhas ocorrerão do dia 19 de fevereiro a 9 de março, sendo o dia 24/02 o dia D de mobilização.

Fonte: Ministério da Saúde