USP desenvolve pomada para tratar feridas de herpes em até dois dias

USP desenvolve pomada para tratar feridas de herpes em até dois dias

Um grupo de pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto (SP), desenvolveu uma pomada capaz de secar as feridas labiais causadas pelo herpes tipo 1 em até dois dias.

A substância também promete evitar a reincidência da doença, que atinge cerca de 90% dos brasileiros, mas só se manifesta quando o sistema imunológico está mais fragilizado.

Como o herpes tipo 1 não tem cura, atualmente o tratamento é feito com medicamentos que aliviam os sintomas durante o período de manifestação do vírus, entre cinco a dez dias. Entre os sinais mais comuns da doença na boca, estão vermelhidão, ardor e pequenas bolhas na região do lábio.

O pesquisador Vinícius Pedrazzi explica que a nova pomada acelera o tempo de cicatrização das feridas porque age na estrutura genética do vírus.

“Há pessoas que têm uma vez por semana, uma vez por mês, todos os meses, algumas têm uma vez por ano e muitos não vão ter a vida inteira. Com o nosso tratamento, muitos pacientes não têm mostrado recidiva”, afirma.

A pesquisa teve início há três anos com uma paciente que sentia dores decorrentes das feridas causas pelo herpes recebeu uma dose do anestésico para conseguir implantar uma prótese ortodôntica.

“A gente nota que tem início o processo de cura e cicatrização em poucas horas. Geralmente, entre 24 a 48 horas, no máximo, já está em processo avançado de cicatrização”, garante.

Ao todo, são três aplicações, sendo que a primeira é feita sob a orientação e supervisão dos pesquisadores no laboratório. As outras duas ocorrem na casa do paciente, após oito e 16 horas da primeira aplicação.

O pesquisador afirma que está tentando patentear a nova pomada, ainda em fase de testes com 115 pacientes. 

Fonte: G1