Pesquisadores da USP de São Carlos conseguem reduzir em 30% a radiação nas mamografias

Pesquisadores da USP de São Carlos conseguem reduzir em 30% a radiação nas mamografias

Pesquisadores de engenharia da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos (SP), conseguiram reduzir em 30% a radiação nas mamografias sem alterar a qualidade das imagens, com o desenvolvimento de um software que corrige radiografias. A pesquisa é realizada em parceria com a Universidade da Pensylvânia, nos Estados Unidos, e a Universidade de Tampere, na Finlândia.

A mamografia é a principal ferramenta para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), quase 60 mil novos casos de câncer de mama surgem todos os anos no Brasil e toda mulher a partir dos 40 anos de idade tem que fazer a mamografia anualmente.

Os pesquisadores analisaram, por meio de um software, os exames originais em 3D de 72 pacientes e simularam como ficariam as imagens com a diminuição da radiação.

O resultado foram imagens com várias imperfeições e granulações que poderiam atrapalhar o diagnóstico. Dessa forma, eles entraram com um programa de computador que recuperou a qualidade das radiografias deixando-as com a mesma resolução das imagens realizadas pelo método tradicional, explicou o pesquisador Marcelo Vieira.

“Nós testamos várias taxas de redução de dose de radiação e concluímos que até 30% a menos de radiação não interfere na qualidade da imagem”, disse.

O próximo passo da pesquisa é testar a precisão do diagnóstico. Os pesquisadores acreditam que ainda seja necessário mais um ano até a nova técnica chegar ao mercado.

Fonte: Portal G1