Resultados psicológicos da ninfoplastia são mostrados em estudo

Resultados psicológicos da ninfoplastia são mostrados em estudo

A ninfoplastia/labioplastia tornou-se um procedimento cada vez mais popular nos últimos anos. No entanto, os resultados psicológicos do procedimento, tais como os efeitos sobre a vida sexual das mulheres e bem-estar emocional, têm recebido pouca atenção dos pesquisadores até o momento. Além disso, a investigação de fatores que predizem a satisfação com os resultados cirúrgicos também e carente de literatura.

Recentemente, psicólogas australianas publicaram no ASJ (Aesthetic Surgery Journal) um estudo referente ao tema. O objetivo da pesquisa foi examinar o efeito do procedimento sobre a satisfação sexual e o bem-estar psicológico das mulheres. Identificar também as características do paciente que predizem a satisfação cirúrgica.

Desenvolveu-se um estudo retrospectivo ao qual 48 mulheres adultas que foram submetidas ao procedimento cirúrgico dos lábios vaginais em períodos variando entre três e 204 meses. Essas mulheres preencheram um questionário online que continha medidas de satisfação com a cirurgia, satisfação de aparência genital, satisfação sexual e bem-estar psicológico.

Como resultado, a maioria das mulheres estava muito satisfeita com sua aparência labial e função após a cirurgia. As mulheres também relataram aumentos estatisticamente significativos na satisfação da aparência genital (P < 0,001), na satisfação sexual (P = 0,009) e no bem-estar psicológico (P < 0,001).

A realização de ninfoplastia para tratar das preocupações físicas / funcionais (p = 0,025), bem como das preocupações sexuais (P = 0,037) foi associada a maior satisfação com os resultados cirúrgicos. Em contraste, a experiência de complicações pós-cirúrgicas (P = 0,015) foi relacionada à menor satisfação.

As autoras concluíram que as mulheres parecem estar muito satisfeitas com os resultados da sua labioplastia/ninfoplastia e também parecem experimentar melhorias na sua satisfação sexual e bem-estar psicológico. As motivações físicas / funcionais para a realização da cirurgia estão associadas a uma maior satisfação com os resultados.

Fonte: SBCP