SBEM orienta sobre Mamografia, Tireoide e Raio-X

SBEM orienta sobre Mamografia, Tireoide e Raio-X

Atualmente circula na internet um vídeo associando o aumento do câncer de tireoide em mulheres aos exames de mamografias e raios-x dentários, além de questionar a não utilização de protetores nesses casos. Devido à repercussão do assunto, a SBEM/ Departamento de Tireoide da SBEM esclareceu a questão.

De acordo com os membros do Departamento, não há comprovação científica que demonstre relação entre os dois exames e o crescimento do câncer de tireoide.

Os endocrinologistas afirmam que, embora alguns estudos tenham sugerido um risco maior de desenvolvimento de câncer de tireoide em pacientes submetidos a tomografias, a mamografias e até mesmo a RX dentários, ainda não existe comprovação de causa-efeito, ou seja, não se pode afirmar que a exposição à radiação ionizante foi a causa de um câncer de tireoide em qualquer paciente que tenha sido submetido a tais procedimentos radiológicos. No entanto,  precauções, incluindo o uso de protetores cervicais e a indicação médica e odontológica criteriosa, podem ser tomadas, especialmente em crianças, que são mais suscetíveis ao efeito da radiação ionizante. A indicação do uso de protetores é de competência do médico radiologista.

A SBEM reitera a posição do Colégio Brasileiro de Radiologia, da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia de "não recomendar o uso do protetor de tireoide em exames de mamografia".

Fonte: SBEM