Mãe de gêmeos siameses ligados pela cabeça comemora sucesso da cirurgia de separação.

Mãe de gêmeos siameses ligados pela cabeça comemora sucesso da cirurgia de separação.

A americana Nicole McDonald, de 31 anos, viu seus dois filhos, gêmeos siameses, nascerem de novo após a cirurgia de separação ter sido um sucesso. Eles eram ligados pela cabeça e a operação durou mais de 20 horas, mas a mãe comemorou poder colocar seus filhos para dormirem em camas separadas pela primeira vez. Ela publicou um relato comovente no Facebook onde comemora o resultado do procedimento.

Os gêmeos Anias and Jadon nasceram ligados pela cabeça em 2015, em Chicago. Eles compartilhavam parte do tecido cerebral e só poderiam ver um ao outro com a ajuda de um espelho. Os pais Nicole e Christian McDonald, de 37 anos, não pretendiam tornar o caso público, mas não tiveram outra escolha para viabializar a operação que custaria US$ 2,5 milhões (mais de R$ 8 milhões). Além do alto risco da cirurgia, provavelmente podem haver sequelas.

A cirurgia de separação durou 20 horas; complicações durante a operação colocaram em risco sucesso do procedimento


Pela primeira vez, gêmeos vão dormir em camas separadas
Pela primeira vez, gêmeos vão dormir em camas separadas Foto: Reprodução / Facebook

Através de suas redes sociais, Nicole revelou que as mais de 20 horas de cirurgia foram tensas e que em determinado momento os médicos consideraram interromper o procedimento. Anias foi quem mais sofreu e sua taxa de batimento cardíaco zerou várias vezes ao longo da operação. Mas os dois irmãos deixaram a sala de operação com vida e puderam descansar, pela primeira vez, em camas diferentes, para "uma mistura de comemoração e incerteza" dos pais, como disse Nicole.

A porcentagem de gêmeos siameses que sobrevive ao primeiro ano de vida e consegue sair da cirurgia de separação com vida é ínfima
A porcentagem de gêmeos siameses que sobrevive ao primeiro ano de vida e consegue sair da cirurgia de separação com vida é ínfima Foto: Reprodução / Facebook

Segundo estatísticas dos EUA, 40% dos gêmeos siameses nascem mortos. Dos que sobrevivem, um terço morre nas primeiras 24 horas. Da pequena parcela sobrevivente, há 80% de chances que os gêmeos não completem dois anos de vida. Por tais circunstâncias, Nicole considera que seus filhos são herois.

 
Leia essa matéria e outras em: extra.globo.com