De acordo com pesquisa, natação auxilia no tratamento da fibromialgia

De acordo com pesquisa, natação auxilia no tratamento da fibromialgia

De acordo com estudo realizado pela Universidade Federal da São Paulo (Unifesp), a prática da natação é tão benéfica quanto a caminhada na redução da dor, bem como na melhora da qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia. A revista Archives of Physical Medicine and Rehabilitation divulgou os resultados do ensaio clínico randomizado que levou a essa conclusão.

Jamil Natour, professor da disciplina de Reumatologia da Unifesp e coordenador da pesquisa, afirma que atividades físicas estão em todas as diretrizes de tratamento da fibromialgia e que os exercícios aeróbicos de baixo impacto são comprovadamente os mais eficazes. O pesquisador também relata que a natação, opção atraente para aqueles que têm artrose no joelho, por exemplo, ainda não havia sido avaliada com o rigor científico necessário.

O estudo foi realizado com 75 mulheres com fibromialgia, de idades entre 18 e 60 anos – todas sedentárias no início da avaliação. Elas foram divididas, aleatoriamente, em dois grupos: 39 foram submetidas a um treino de natação durante 12 semanas, e as outras 36, a um treino de caminhada moderada, pelo mesmo período. Em ambos os grupos, a redução do nível de dor foi semelhante e clinicamente relevante. Também houve registro de melhora da qualidade de vida nos dois casos, avaliada por aspectos como interação social e saúde mental.