A lesão renal aguda pode aumentar o risco em longo prazo de mortalidade cardiovascular

A lesão renal aguda pode aumentar o risco em longo prazo de mortalidade cardiovascular
Os pacientes com lesão renal aguda (LRA) podem ter um aumento do risco em longo prazo de mortalidade cardiovascular (CV) e outros eventos cardiovasculares maiores, particularmente insuficiência cardíaca e infarto do miocárdio, sugere uma nova avaliação.
 
Embora o risco de longo prazo de mortalidade esteja bem estabelecido, não esta tão clara se a LRA promove a doença CV. Portanto, Ayodele Odutayo, MD, da Universidade de Oxford, no Reino Unido e colegas realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de 25 estudos de LRA em qualquer fase com pelo menos 6 meses de acompanhamento, publicados entre 2003 e 2015. Os estudos envolveram 254.408 adultos, incluindo 55.150 com LRA.
 
A LRA foi associada com um aumento de 86% no risco de mortalidade CV, de acordo com os resultados publicados no Journal of the American Society of Nephrology. Além disso, se associou com um aumento de 38% no risco de eventos CV maiores, especificamente um aumento de 58% no risco de insuficiência cardíaca congestiva (ICC) e um aumento de 40% no risco de infarto agudo do miocárdio. O risco de ICC persistiu em uma análise de subgrupos com base na gravidade do LRA e doença cardíaca isquêmica pré-existente. A LRA também foi associada com um aumento de 15% no risco de acidente vascular cerebral, mas os pesquisadores sugerem que esta descoberta pode ser devido a fatores residuais de confusão.
 
"No geral, a associação entre LRA, ICC e infarto agudo do miocárdio deve receber mais atenção por parte dos médicos, especialmente porque pequenas mudanças na prática clínica podem melhorar os resultados em adultos com LRA", declara o Dr. Odutayo et al. A redução da progressão da LRA de leve a grave poderia reduzir o risco de problemas CV a longo prazo. Os resultados também ressaltam a necessidade de pesquisa e gestão da ICC e infarto agudo do miocárdio em pacientes com LRA.
 
Os investigadores sugerem que é possível que as comorbilidades aumentem o risco CV, em vez da LRA por si mesma. Também observaram que as definições de LRA e da gravidade da LRA diferem entre os estudos, limitando algumas análises. 
 
Fonte: Medcenter