Estudo mostra impacto da hepatite viral no mundo

Estudo mostra impacto da hepatite viral no mundo

Com as recentes melhorias em vacinas e tratamentos contra a hepatite viral, uma melhor compreensão do ônus desta patologia faz-se necessária para informar as estratégias de intervenção globais na prevenção de doenças.

Foram utilizados dados do estudo Global Burden of Disease (GBD) Study para estimar a morbidade e mortalidade da hepatite viral aguda, cirrose e câncer de fígado causados pela hepatite viral - por idade, sexo e nacionalidade - entre 1990 e 2013.

O estudo, com publicação online pelo periódico The Lancet, estimou a mortalidade por meio de modelos de história natural para infecções de hepatite aguda e modelo de conjunto de causa da morte do GBD para cirrose e câncer de fígado. Foi usada meta-regressão para estimar a prevalência total de cirrose e de câncer de fígado, bem como a proporção de cirrose e câncer de fígado atribuíveis a cada causa. Estimou-se a prevalência causa específica como o produto da prevalência total e da proporção atribuível a uma causa específica. Os anos de vida ajustados por incapacidade (DALYs) foram calculados, assim como a soma dos anos de vida perdidos (YLLs) e os anos vividos com incapacidade (YLDs).

Entre 1990 e 2013, as mortes globais por hepatite viral aumentaram de 0,89 milhões a 1,45 milhões; YLLs de 31 milhões a 41,6 milhões; YLDs de 0,65 milhões a 0,87 milhões e DALYs de 31,7 milhões a 42,5 milhões. Em 2013, a hepatite viral foi a sétima causa de morte em todo o mundo, em comparação com o décimo lugar em 1990.

A hepatite viral é uma das principais causas de morte e de incapacidade em todo o mundo. Ao contrário da maioria das doenças transmissíveis, a carga absoluta e a posição relativa da hepatite viral cresceram entre 1990 e 2013. O enorme dano à saúde atribuível à hepatite viral e a disponibilidade de vacinas e de tratamentos eficazes sugerem uma importante oportunidade para melhorar a saúde pública.