Descoberto microbioma que pode ser responsável por alterações reprodutivas masculinas

Descoberto microbioma que pode ser responsável por alterações reprodutivas masculinas

A pesquisa demonstra que as bactérias podem ser benéficas para os processos do organismo, tal como a digestão; no entanto, algumas bactérias alojadas no corpo humano podem causar doenças. Estas comunidades especializadas de bactérias no corpo são conhecidas como microbioma. Agora, pesquisadores da Universidade de Missouri descobriram um microbioma no trato reprodutivo de camundongos machos que portam as bactérias nocivas que podem afetar adversamente a função reprodutiva e a saúde dos machos.

"Os microbiomas estão influenciados por muitos fatores, tal como temperatura, pH ou acidez do meio ambiente e se existe uma fonte de alimento para promover o crescimento bacteriano", disse Cheryl Rosenfeld, professora associada de ciências biomédicas na Escola de Medicina Veterinária de MU e pesquisadora no Centro de Ciências Vitais Bond. "O trato reprodutivo masculino inclui um nicho específico no qual as bactérias prosperam, as vesículas seminais. Estas glândulas tubulares produzem liquido seminal e situam-se em um ambiente de temperatura controlada e rico em hidratos de carbono necessários para a alimentação das bactérias. Nossa equipe se dispôs a isolar esse potencial microbioma e analisar se poderia conter bactérias perigosas".

Rosenfeld e sua equipe, recolheram e isolaram líquido e vesículas seminais de camundongos machos. Logo os pesquisadores sequenciaram o DNA das bactérias localizadas nos órgãos e fluido reprodutivo.

A equipe contratou a principal instalação de Pesquisa em Computação (Informatics Research Core Facility - ICRF) da MU, um grupo especializado em biologia computacional biológica, para ajudar a analisar os dados.

No estudo foram usados programas de computação especializados que ajudaram a fortalecer e identificar os microrganismos.

"Os dados mostraram que a composição bacteriana que foi encontrada no trato reprodutivo dos machos, continha bactérias potencialmente perigosas que poderiam ser transmitidas a parceira feminina e as crias", disse Rosenfeld. "As bactérias também poderia ser o agente causador de prostatite crônica, um possível precursor de câncer de próstata nos machos. Além disso, maior investigação demonstrou que esta comunidade bacteriana continha bactérias que podem causar obesidade em camundongos. Compreender como esses fatores genéticos e ambientais afetam esse microbioma particular poderia ajudar a entender de que forma e que possivelmente se desenvolvem e transmitem afecções e doenças dos pais para sua prole".

Fonte: Medcenter