Diminui o risco de morte em internações para cirurgia de emergência em idosos

Diminui o risco de morte em internações para cirurgia de emergência em idosos

Um artigo publicado recentemente no International Journal of Surgery descreve alguns dos desafios enfrentados pela NHS da Inglaterra com respeito à assistência de emergência em pacientes idosos.

A cirurgia de emergência em idosos é difícil em termos de tomada de decisão, manejo de doenças pré-existentes e reabilitação pós-operatória com o aumento da morbilidade e mortalidade. Para aperfeiçoar o desenho e desenvolver o serviço, é importante compreender o padrão variável de uma cirurgia de emergência neste grupo.

O estudo investigou os resultados de admissões cirúrgicas de emergência de 105.002 pacientes com idade de 70 anos ou mais entre 2000 e 2014. Os resultados mostram que o desempenho global dos pacientes idosos cirúrgicos está melhorando, mas os pacientes idosos apresentam maior debilidade e que o efeito fim de semana se apresenta quando as cirurgias são feitas aos sábados e domingos.

A intervenção cirurgia foi realizada em uma proporção similar de pacientes em todos os grupos etários (13%), operando mais pacientes através do tempo; 50% ocorreram dentro das 48 horas de internação. A mortalidade global hospitalar diminuiu significativamente em forma semelhante à permanência no hospital. Os fatores associados com o aumento da mortalidade hospitalar aos 30 dias foram o aumento da idade e o nível de doença pré-existente, admissões diretamente da clinica, pacientes internados ao inicio do período de estudo e operação realizada durante o fim de semana, que apresentou uma mortalidade 25-30% maior do que no resto da semana.

O principal autor do estudo Sr. Paul O'Loughlin, comentou: "foi previsto há muito tempo que o envelhecimento da população no Reino Unido causaria uma pressão significativa sobre os serviços de saúde. Este estudo demonstra o efeito dentro das tendências e resultados em pacientes cirúrgicos idosos agudos nos últimos 15 anos na região norte da Inglaterra. Os dados mostram uma mudança desde a atenção primária até a unidade de emergência como principal via de internação em hospital e indica o aumento da complexidade e a quantidade de doenças pré-existentes nas admissões cirúrgicas gerais agudas em idosos.

Apesar disso, o estudo mostra um resultado global significativamente melhor tanto para mortalidade como para a duração da estadia. Embora o estudo identificasse o aumento do risco da mortalidade ajustada pelo risco na cirurgia realizada no fim de semana, não se pode comparar os tipos de cirurgia nem com o perfil específico de risco dos pacientes submetidos à cirurgia no fim de semana. O estudo mostra que a mortalidade melhorou variavelmente para afecções específicas e aponta áreas que ainda podem exigir melhorias.O estudo irá fornecer critérios úteis para futuras intervenções e melhora dos serviços ao crescente problema da população idosa em serviços de saúde".

Fonte: Medcenter