Tratamento de um novo deslocamento depois de falha cirúrgica em pacientes com fratura deslocada com fratura do pedículo

 Tratamento de um novo deslocamento depois de falha cirúrgica em pacientes com fratura deslocada com fratura do pedículo

O tratamento de pacientes com fratura com deslocamento da coluna cervical e fratura do pedículo da vertebra é difícil, e não há muitos relatórios sobre tais casos. Yang et ai., publicaram recentemente em Medicine, um caso especial de revisão cirúrgica com sucesso para o tratamento de uma nova deslocação após falha cirúrgica para tratar uma fratura com deslocamento de C6/7 com fratura do pedículo da vértebra C6.

A equipe se encontrou com um paciente do sexo masculino de 45 anos, que se apresentou em seu hospital com antecedentes de dor no pescoço durante 4 meses. De acordo com seus registros médicos, participou de um acidente de arquitetura e foi diagnosticado com fratura com deslocamento C6/7 com fratura do pedículo da vértebra C6 (ASIA: D).

Em outra instituição se efetuou uma cirurgia de fixação com parafuso de massa lateral posterior (bilateral C5 e C7, lado esquerdo em C6). No entanto, 4 meses após a cirurgia principal, ainda sofria de  grave dor de pescoço e fraqueza muscular nos membros do lado direito.

O exame físico do paciente mostrou hipoestesia nos membros direitos com miodinamia nos membros do lado direito, debilitada a grau 4. A radiografia, tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética cervical confirmaram o novo deslocamento de C6/7.

Yang e seus colegas realizaram uma cirurgia de revisão com sucesso com discectomia cervical e fusão (DCAF) com um composto de nanohidroxiapatita/poliamida 66 cheia com auto enxerto vertebral mais placa anterior.

A radiografia e TC aos 3 meses do pós-operatório mostraram uma boa posição do implante e da fusão óssea. A dor de pescoço do paciente foi aliviada e a função neurológica foi recuperada para ASIA grau E ao 3º mês de acompanhamento.

Assim indicam que a DCAF com composto nanohidroxiapatita/poliamida 66 cheia com auto enxerto vertebral mais placa anterior é eficaz para o tratamento de uma nova deslocação após falha cirúrgica em pacientes com fratura deslocada com fratura de pedículo. Os autores argumentam que a melhor maneira de evitar a falha cirúrgica é uma estratégia anterior e posterior combinada.

Referências:

Yang Y. et al, Redislocation After a Failed Surgery to Treat C6/7 Fracture-Dislocation With Pedicular Fracture of the C6 Vertebra: Case Report of a Successful Revision Surgery, Analysis of the Causes, and Discussion of Revision Surgical Strategies. Medicine. 2016 Mar; 95(10):e3123.

Fonte: Medcenter Medical News