Os homens com problemas de fertilidade tem maior risco de doenças metabólicas à medida que envelhecem

Os homens com problemas de fertilidade tem maior risco de doenças metabólicas à medida que envelhecem
Aproximadamente 15% de todos os casais apresentam infertilidade e em cerca da metade dos casos isso se deve à infertilidade masculina. Demonstrou-se que os homens com baixa qualidade do sêmen tem uma expectativa de vida diminuída, a causa ainda é desconhecida e não foram desenvolvidos marcadores bioquímicos ou estratégias para a prevenção. Agora, um grupo de pesquisadores suecos apresentou um trabalho na conferência da Associação Europeia de Urologia, em Munique, no qual mediram os níveis de hormônios sexuais e outros parâmetros bioquímicos em homens inférteis e demostraram que muitos deles estão em risco de hipogonadismo (níveis baixos de hormônios sexuais) assim como de sinais de doença metabólica e osteoporose.
 
O grupo consistia de 192 homens com uma baixa contagem de espermatozoides, que visitaram o Centro de Medicina Reprodutiva do Hospital Universitário de Escana, Malmö e os compararam com 199 controles pareados por idade. Compararam os níveis de hormônios sexuais entre grupos, assim como outros marcadores tais como a densidade mineral óssea (que indica risco de osteoporose) e a HbA1c (um biomarcador de diabetes).
 
Descobriram que 1/3 dos homens com menos de 50 com problemas de fertilidade tinha sinais bioquímicos de baixos níveis de hormônios sexuais (por exemplo, testosterona baixa) conhecido como hipogonadismo. Este foi 7 vezes mais frequente do que entre os controles. Esses homens também tinham uma densidade óssea baixa, especialmente em homens com testosterona baixa, deixando-os em maior risco de fraturas e osteoporose. Os homens com hipogonadismo também mostraram sinais bioquímicos de alto teor de glicose (com HbA1c elevada) e maiores sinais de resistência à insulina, que indica uma tendência à diabetes.
 
O líder do estudo Dr. Aleksander Giwercman (Hospital Universitário de Escana e a Universidade de Lund, Malmö, Suécia) explicou: "Descobrimos que uma proporção significativa dos homens em casais inférteis apresenta sinais bioquímicos de hipogonadismo. Isso pode afetar sua fertilidade, mas também pode servir como um sinal de alerta precoce para doenças metabólicas na idade adulta, tais como a osteoporose ou diabetes. Recomendamos que os níveis de hormônios reprodutivos sejam verificados em todos os homens que procuram assessoramento por problemas de fertilidade. Aos que estejam em risco de doença grave se deve realizar o seguimento depois da conclusão do tratamento de fertilidade".
 
Além disso, o professor Jens Sønksen (Copenhague) do Gabinete do Congresso Científico da Associação Europeia de Urologia disse: "Este estudo é muito interessante, assim como a questão que planteia, se a infertilidade em homens com menos de 50 anos de idade pode ser usada como prognostico de desenvolvimento de doenças metabólicas incluídas diabetes e osteoporose mais tarde na vida. Existe uma necessidade significativa de mais estudos nesta área".
 
Fonte: Medcenter