Fatores inflamatórios provocam lesões retrobulbares após implante de queratoprótese

Fatores inflamatórios provocam lesões retrobulbares após implante de queratoprótese

 Pesquisadores de Massachusetts Eye and Ear da faculdade de medicina de Harvard identificaram fatores inflamatórios que causam neuropatia óptica retrobulbar após o implante de queratoprótese (KPro), semelhante a que experimentaram os pacientes com glaucoma, sem o aumento da pressão ocular, e demonstraram que o bloqueio de 1 desses fatores, o fator de necrose tumoral alfa (TNFa, por sua sigla em inglês) detém com êxito o desenvolvimento de lesão do nervo óptico em um modelo de rato. Seus resultados, publicados online na revista Investigative Ophthalmology and Visual Science, revela o processo subjacente responsável da neuropatia óptica em pacientes com KPro e também sugerem uma nova via para a prevenção de lesão do nervo óptico em pacientes submetidos a implante KPro.

 
"Nós usamos um modelo de rato KPro para identificar inicialmente os fatores inflamatórios que danificam o olho e depois quantificamos a quantidade de morte celular no nervo retrobulbar que media a neuropatia óptica; por ultimo examinamos o bloqueio desses fatores com anticorpos", disse Reza Dana, M.D., M.Sc., MPH, diretor do serviço de cirurgia de córnea e refrativa em Massachusetts Eye and Ear e professor de oftalmologia na cadeira Claes H. Dohlman na faculdade de medicina de Harvard. "Descobrimos que a KPro produz altos níveis de TNFa e que o bloqueio de TNFa pode prevenir a lesão neural."
 
Com mais de 1000 cirurgias KPro efetuadas anualmente e com o desenvolvimento de novas tecnologias que aumentam o número de pacientes que podem se beneficiar, a KPro é uma córnea artificial de plástico transparente comumente usada para substituir córneas enfermas em pacientes com tendência a rejeição de tecidos biológicos. A grande maioria dos receptores de KPro relata uma boa visão inicial e, em seguida, experimentam uma neuropatia óptica progressiva, uma lesão do nervo óptico que transporta os sinais desde a parte posterior do olho até o cérebro.
 
Para entender melhor essas respostas oculares nos receptores de KPro, os pesquisadores estudaram os efeitos do implante queratoprótese em um modelo animal. Encontraram que os ratos podem desenvolver uma lesão do nervo óptico apesar de uma pressão ocular normal, logo da cirurgia de KPro e identificaram o TNFa e a IL 1 como fatores inflamatórios envolvidos neste processo, com a participação de altos níveis de TNFa na lesão do nervo óptico. Estes resultados representam a primeira demonstração do conceito sobre o papel do TNFa como resultado da cirurgia de queratoprótese na lesão do nervo óptico.
 
"Agora temos uma compreensão muito mais mecanicista do mediador subjacente a esta apresentação clínica", disse o Dr. Dana. "Estudos futuros são necessários para provar que o bloqueio do TNFa pode ser terapêutico para os seres humanos, mas, entretanto, este novo conhecimento esclarece a via de morte celular no nervo óptico após a cirurgia KPro."
 
 
 
Referências:
 
Alja Crnej, Masahiro Omoto, Thomas H. Dohlman, Miguel Gonzalez-Andrades, Eleftherios I. Paschalis, Andrea Cruzat, T. H. Khanh Vu, Marianne Doorenbos, Dong Feng Chen, Claes H. Dohlman, Reza Dana. Effect of Penetrating Keratoplasty and Keratoprosthesis Implantation on the Posterior Segment of the Eye. Investigative Opthalmology & Visual Science, 2016; 57 (4): 1643 DOI: 10.1167/iovs.15-17557
Fonte: Medcenter