Rins de doadores vivos não compatíveis oferecem uma vantagem na sobrevivência

Rins de doadores vivos não compatíveis oferecem uma vantagem na sobrevivência

Os receptores de um rim de um doador vivo HLA não compatível tem uma sobrevivência substancialmente melhor do que os indivíduos que recebem um rim de um doador falecido ou que permanecem na lista de espera, de acordo com um estudo.

Aos 8 anos, os pacientes que receberam um rim de um doador HLA não compatível tiveram uma taxa de sobrevivência de 76,5%, que foi significativamente maior do que as taxas de sobrevivência em dois grupos de controle: os pacientes que permaneceram na lista de espera para transplantes ou receberam um rim de um doador falecido (62,9%) ou aqueles que permaneceram na lista de espera e não receberam um transplante de um doador falecido (43,9%). O benefício de sobrevivência foi observado em todos os níveis de anticorpos específicos do doador, informam os pesquisadores na revista The New England Journal of Medicine.

"Pela primeira vez, definitivamente temos demonstrado que o transplante de rim de um doador vivo incompatíveis brinda aproximadamente o dobro de sobrevivência que a seguinte melhor opção de um paciente", disse o principal pesquisador, Dorry L. Segev, MD, PhD, cirurgião de transplante abdominal da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, em um comunicado de imprensa emitido pela universidade. "Esta é uma boa notícia para os pacientes que tem doadores vivos sãos voluntários, mas que tem sido relegado a lista de espera devido a incompatibilidades HLA. Através deste estudo, sabemos agora que estes doadores podem doar hoje, esses transplantes podem ser realizados e essas vidas podem ser salvas ".

No estudo, que envolveu 22 centros de transplante, o Dr. Segev e seus colegas compararam as taxas de sobrevivência entre 1.025 receptores de rins de doadores vivos incompatíveis, 5.125 pacientes na lista de espera para transplante ou que receberam um rim de doador falecido e 5.125 pacientes em lista de espera e que não receberam um rim de doador falecido.

As incompatibilidades HLA não são contabilizadas para os pontos de referência ajustados por caso misto, pelo qual os centros que realizam transplantes com rins de doadores não compatíveis podem estar sujeitos a um controle regulador e perda da certificação dos Centros de Serviços Medicare y Medicaid, indicaram os pesquisadores

"Dadas estas pressões, muitos centros de transplante têm evitado o transplante de rins de doadores vivos não compatíveis", escreveram os pesquisadores. "No entanto, para a maioria dos pacientes sensibilizados, receber um rim compatível não é uma opção: sua escolha é submeter-se a dessensibilização ou permanecer na lista de espera, que está associada a uma alta taxa de mortalidade."

 

Referências:

The New England Journal of Medicine. 2016; 374:940-950

Fonte: Renal and Urology