Os padrões de refluxo podem afetar a regressão do esôfago de Barrett depois do tratamento médico e cirúrgico

Os padrões de refluxo podem afetar a regressão do esôfago de Barrett depois do tratamento médico e cirúrgico

Conforme relata uma equipe de investigação, até hoje, não foram claras as diretrizes terapêuticas e o padrão de refluxo para os pacientes sem displasia (ND) ou esôfago de Barrett (BE) com baixo grau de displasia (LGD). Por isso se propuseram analisar o padrão de refluxo e a regressão do esôfago de Barrett sem displasia ou com baixo grau de displasia depois do tratamento médico e cirúrgico.

Para isso, Salvatore Tolone e cols. - autores da investigação publicada no Surgical Endoscopy - estudaram uma coorte de pacientes com esôfago de Barrett sem displasia e com baixo grau de displasia que se submeteram a fundoplicatura total laparoscópica e a uma coorte de pacientes com esôfago de Barrett sem displasia e com baixo grau de displasia tratados de forma não cirúrgica.

Os pacientes estiveram pareados quanto a idade, gênero sexual e duração da doença. depois de um ano de seguimento como mínimo, todos eles se submeteram a exame endoscópico alto com biópsias esofágicas para avaliar qualquer mudança histológica, assim como manometria e pH-metria por impedância para avaliar os padrões de refluxo.

Os autores indicam que 37 pacientes (20 com baixo grau de displasia, 17 sem displasia) submetidos a fundoplicatura laparoscópica participaram e foram comparados com 25 pacientes (13 com baixo grau de displasia, 12 sem displasia) tratados mediante inibidores da bomba de prótons (PPI).

A fundoplicatura laparoscópica deu lugar a um melhor controle de refluxo ácido e fracamente ácido (p < 0,001) e se relacionou com uma maior probabilidade de reversão para os pacientes com baixo grau de displasia (p < 0,01). A motilidade esofágica não foi diferente entre os pacientes com tratamento cirúrgico e não cirúrgico.

A partir dos resultados obtidos, Tolone e sua equipe consideram que em pacientes com esôfago de Barrett sem displasia ou com baixo grau de displasia, a fundoplicatura laparoscópica parece justificar um melhor controle de todas as classes de refluxo e envolve uma maior probabilidade de reversão, tanto do esôfago de Barrett com baixo grau de displasia como sem displasia, em comparação com o tratamento mediante inibidores da bomba de prótons.

Fonte: Medcenter Medical News