Tratamento cirúrgico das metástase neuroendocrinas dirigido ao fígado: qual é a estratégia ótima?

 Tratamento cirúrgico das metástase neuroendocrinas dirigido ao fígado: qual é a estratégia ótima?

De acordo com um artigo publicado no World Journal of Surgical Oncology as metástases hepáticas por tumores neuroendócrinos representam aproximadamente 10% de todas as metástase hepáticas. Neste artigo afirma-se que embora estes tumores não revistam ter um curso indolente, a sobrevivência dos pacientes com  tumores neuroendócrinos e metástases hepáticas é de 40% em comparação com 75-99% naqueles livres de metástase hepáticas.

Em outro artigo divulgado na revista Surgery se expôs que a redução cirúrgica da massa tumoral oferece alívio sintomático e melhora a sobrevida. No entanto, a apresentação frequente de lesões multifocais, bilobulares e as elevadas taxas de recidiva introduzem dúvidas a respeito de seu tratamento ótimo. Os procedimentos de tumorectomia que respeita o parênquima (PSD) (amputação, enucleação, ressecções em cunha) podem oferecer melhoras na sobrevida similares às da ressecção e minimizam a morbidade e conservam o tecido hepático funcional.

Obtiveram-se as variáveis clinicopatológicas de 228 pacientes com tumores neuroendócrinos do intestino delgado ou do pâncreas que foram tratados mediante tratamento cirúrgico em um centro. O tratamento cirúrgico dirigido ao fígado foi realizado quando se considerou possível a redução considerável da massa tumoral. Avaliou-se a sobrevida mediante o emprego do método de Kaplan-Meier.

Um total de 108 pacientes com NET pancreáticos ou NET do intestino delgado se submeteram a operações dirigidas ao fígado mediante procedimentos consistentes principalmente em PSD. Quase dois terços dos pacientes obtiveram uma citorredução de 70%; 84% foram submetidos a ressecção concomitante de seu tumor primário. O número médio de lesões tratadas foi seis (faixa, 1 a 36). Não houve mortalidade cirúrgica em 30 dias.

A taxa de complicação grave em 30 dias foi de 13,0%. Os pacientes que obtiveram uma citorredução de 70% tiveram uma melhor sobrevida sem avanço da doença (mediana de 3,2 anos) e global (não foi alcançada a mediana).

Concluiu-se que os procedimentos de PSD são inócuos e permitem obter uma redução significativa, a qual envolve uma melhor sobrevida. A diminuição do limiar de citorredução estabelecido como objetivo em 60% pode oferecer vantagens para os pacientes com NET já que aumenta a viabilidade da citorredução.

Fonte: Medcenter Medical News