Comparação da eficácia das injeções epidurais e nas facetas articulares para o tratamento da dor raquiana

 Comparação da eficácia das injeções epidurais e nas facetas articulares para o tratamento da dor raquiana

Um estudo publicado na revista Surgical Neurology International, avaliou a eficácia das injeções epidurais e de facetas articulares utilizando múltiplas soluções como solução isotônica, anestésico local, corticosteroides e outros mais. Seus autores, Manchikanti e cols., explicam que as respostas a estas diversas soluções foram variáveis e não se avaliaram sistematicamente mediante seguimentos a longo prazo.

Incluíram estudos randomizados nos que se empregou um desenho de controle com ativo verdadeiro. O critério principal de avaliação foi o alívio da dor e o critério secundário foi a melhoria funcional. Avaliou-se a qualidade de cada artigo individual conforme aos critérios de análise da Cochrane, assim como os critérios desenvolvidos pela American Society of Interventional Pain Physicians (ASIPP) para avaliar as técnicas intervencionistas. Realizaram uma análise da evidência com base no nível de evidência qualitativo (Nível I a IV).

Um total de 31 estudos cumpriram os critérios de inclusão. A equipe indica que houve uma evidência de Nível I indicativa de que os anestésicos locais com corticosteroides foram eficazes para tratar a dor raquiana crônica, com base em múltiplos estudos controlados randomizados de grande qualidade.

A evidência também demonstrou que o anestésico local com corticosteroides e o anestésico local só tiveram a mesma eficácia exceto na hérnia de disco, em que se demonstrou a superioridade do anestésico local com corticosteroides a respeito do anestésico local isolado.

Manchikanti e seus colaboradores afirmam que sua análise sistemática mostrou a mesma eficácia para o anestésico local com corticosteroides que o anestésico local isolado em múltiplos transtornos raquianos exceto a herniação de disco em que observaram a superioridade do anestésico local com corticosteroides em comparação com o anestésico local isolado.

Fonte: Medcenter Medical News