O tratamento cirúrgico oferece melhores probabilidades de Sobrevida aos pacientes com câncer de próstata

 O tratamento cirúrgico oferece melhores probabilidades de Sobrevida aos pacientes com câncer de próstata

A radioterapia para o câncer de próstata clinicamente circunscrito se acompanha de um incremento no risco de mortalidade global e específica por câncer de próstata em comparação com a prostatectomia radical, segundo uma nova análise sistemática e um metanálise.

Uma equipe de investigadores dirigida pelo Dr. Robert K. Nam, do Centro de Ciências da Saúde Sunnybrook em Toronto e da Universidade de Toronto analisou 19 estudos que se consideraram com um baixo a moderado risco de viés, combinando dados de até 118.830 pacientes. O hazard ratio ajustado (aHR) para a radioterapia em comparação com o tratamento cirúrgico, foi 1,63 para a mortalidade global  ―o critério principal de avaliação do estudo―  e 2,0 para a mortalidade específica por câncer de próstata, informaram o Dr. Nam e seus colaboradores na versão on-line da revista European Urology, antes da edição impressa. "As análises de subgrupos segundo grupos de risco, esquema de radioterapia, período e duração do seguimento não modificaram a direção dos resultados", assinalaram os autores.

Por exemplo, nos pacientes com câncer de próstata com risco baixo, médio e alto, o aHR para os tratados com radioterapia em comparação com o tratamento cirúrgico foi 1,47, 1,50 e 1,88, respectivamente, para a mortalidade global, e 1,70, 1,81, 1,83, respectivamente, para a mortalidade específica por câncer de próstata.

O grupo do Dr. Nam, informou que, na sua opinião, este estudo representa a análise mais exaustiva e atualizada da bibliografia em que se comparam os resultados na Sobrevida que envolve a radioterapia e o tratamento cirúrgico.

Para comparar a mortalidade global relacionada com a radioterapia e o tratamento cirúrgico, os investigadores analisaram dados de 10 estudos que compreenderam um total de 95.791 pacientes. No que diz respeito à mortalidade específica por câncer de próstata, analisaram-se dados de 15 estudos que incluíram um total de 118.830 pacientes.

"Apesar de que os estudos que foram empregados tinham um potencial de viés devido a seu desenho de observação, demonstramos de maneira uniforme uma mortalidade mais alta para os pacientes tratados com radioterapia que para aqueles que receberam tratamento cirúrgico", concluíram os autores.

Fonte: Renal and Urology