Cirurgia de Catarata diminui a tontura dos pacientes

Cirurgia de Catarata diminui a tontura dos pacientes

As pessoas idosas com deficiência visual podem relatar sensação vertiginosa e quedas. Um novo estudo descobriu que após cirurgia de catarata de rotina, a melhor visão levou os pacientes a experimentar significativamente menos tontura, apesar de não terem experimentado menos quedas.

"A tontura é causada por muitos fatores, mas os resultados indicam que a cirurgia de catarata elimina os sintomas de tontura para algumas pessoas, por isso, é uma intervenção importante a considerar", disse o Professor David Elliott, autor sênior do estudo da Ophthalmic & Physiological Optics.

Passar para óculos multifocais após cirurgia de catarata pode ser o motivo pelo qual a cirurgia da catarata não diminui as taxas de quedas tanto quanto se poderia esperar. "Os multifocais são muito convenientes, mas os resultados do estudo sugerem que os idosos e pacientes frágeis, quem são os de maior risco de quedas, não devem utilizar óculos multifocais após cirurgia de catarata se possível", disse o Professor Elliott.

O pior cenário parece ser aquelas pessoas que usam multifocais antes da cirurgia no primeiro olho, então não usam óculos até após a cirurgia no segundo olho, quando eles usam os multifocais novamente. "Essa parece ser uma mudança muito grande, e essas pessoas estariam melhor usando multifocais completamente e não passando dum para outro", o Professor Elliott aconselha.

 

Fonte: medcenter.com