Cientistas testam técnica pioneira para curar tipo mais comum de cegueira

Cientistas testam técnica pioneira para curar tipo mais comum de cegueira

Na Inglaterra, os cientistas estão testando uma técnica que, futuramente, poderá ser a cura pra uma degeneração que provoca a perda da visão em pessoas mais velhas.

Peter Símon sofre da causa mais comum de cegueira: a degeneração macular relacionada à idade. Só no Brasil, 2,9 milhões de pessoas têm a doença. Gente como Peter, que tem um grande desejo: "Quero voltar a ver a minha família, meus netos, enxergar os rostos deles", diz.

O que hoje parece impossível, talvez um dia se torne rotineiro, como usar um curativo para tratar corte na mão. É mais ou menos isso que está sendo experimentado em um hospital de Londres. Uma mulher, de 60 anos, que quase não conseguia mais enxergar, passou por um tratamento inédito. Foi há um mês, mas a pesquisa só foi divulgada nesta terça-feira (29). Ainda não dá para dizer o quanto da visão ela vai recuperar, mas os médicos já têm uma boa notícia: o corpo não rejeitou o procedimento.

O tratamento começa com a retirada de uma única célula tronco embrionária. Essas células são como matrizes, capazes de se transformar em qualquer tecido do corpo. A célula tronco é cultivada em laboratório e forma um tecido essencial à visão. O resultado parece um pequeno curativo. Ele é colocado sob a retina para substituir as células que se degeneraram com o tempo.

Embora seja cedo para anunciar a cura da cegueira por causa da idade, um dos coordenadores da pesquisa, professor Lyndon da Cruz, diz que a equipe deu um grande passo porque foi capaz de criar, em laboratório, células muito específicas e depois transferi-las para um paciente.

"O tratamento é uma possibilidade real, não uma teoria”, diz o professor.

Outros nove pacientes que perderam a visão, total ou parcialmente, serão os próximos a receber o tratamento. Os resultados devem ser conhecidos nos próximos meses.

Fonte:(G1.globo.com)