Oscilações na medição da pressão arterial podem ser um sinal de risco

Oscilações na medição da pressão arterial podem ser um sinal de risco
Variações grandes nas medições de pressão arterial feitas entre uma consulta e outra estão associadas a doenças cardiovasculares e óbito, de acordo com a descoberta de um novo estudo.
 
Os pesquisadores usaram dados de mais de 25 mil participantes de um estudo sobre medicamentos contra a hipertensão. Eles mediram a pressão arterial dos participantes sete vezes entre o sexto e o 28o mês de estudo. Em seguida, acompanharam os pacientes durante um período médio de 2,8 anos. O estudo foi publicado no periódico Annals of Internal Medicine.
 
Em comparação com os participantes cujo nível de variação estava no quintil mais baixo, estar posicionado no quintil mais elevado indicava uma probabilidade 30 por cento maior de morrer de doenças cardiovasculares ou de ter um ataque cardíaco não fatal, o risco de ter um derrame aumentou 46 por cento, de insuficiência cardíaca, 25 por cento e de morte por qualquer causa, 58 por cento. Os pesquisadores levaram em conta os fatores idade, sexo, raça, tabagismo e diabetes, entre outros.
 
O estudo descobriu uma associação, mas não uma relação de causa e efeito.
 
"Geralmente usamos a média da pressão arterial como indicador, pois a redução desse número leva à redução do risco. As oscilações ficam de lado. Porém, a variação da pressão arterial parece ser um fator sólido de risco de doenças cardiovasculares e talvez seja importante que os médicos a analisem", afirmou Paul Muntner, principal autor e professor de Epidemiologia da Universidade do Alabama, em Birmingham.
 
Fonte: New York Times