Novas diretrizes de prática clínica para o manejo da temperatura durante a cirurgia cardíaca

Novas diretrizes de prática clínica para o manejo da temperatura durante a cirurgia cardíaca
A Society of Thoracic Surgeons, a Society of Cardiovascular Anesthesiologists e a American Society of ExtraCorporeal Technology lançaram um conjunto de diretrizes de prática clínica para o manejo da temperatura do paciente durante a cirurgia de coração aberto. As diretrizes aparecem na edição de agosto da The Annals of Thoracic Surgery e foram publicadas simultaneamente em outras duas revistas.
 
Numerosas estratégias são atualmente usadas para manejar de forma ótima a prática de resfriamento do sangue, manutenção da temperatura (controle da temperatura corporal durante a cirurgia) e reaquecimento da temperatura do corpo do paciente durante os procedimentos cirúrgicos cardíacos que exigem o uso da máquina coração - pulmão (bypass cardiopulmonar, CPB); no entanto, havia algumas recomendações baseadas em evidências para o manejo da temperatura.
 
Como resultado, as três sociedades montaram uma força-tarefa de especialistas em anestesiologia, cirurgia cardíaca, perfusão e epidemiologia nos Estados Unidos e Austrália. O objetivo era abordar a maneira em que a equipe cirúrgica maneja a temperatura corporal do paciente durante a cirurgia cardíaca com CPB com a máquina coração - pulmão. As evidências para criar estas diretrizes provêm da literatura, principalmente envolvendo procedimentos cirúrgicos de enxerto de bypass de artéria coronária e válvula cardíaca.
 
"A importância de registrar e relatar com precisão o manejo da temperatura durante o CPB não pode ser exagerada, e existem lacunas em nosso conhecimento sobre muitos aspectos do manejo da temperatura", explicou o coautor das diretrizes Richard Engelman, MD, do Baystate Medical Center, em Springfield, Massachusetts.
 
As novas diretrizes de prática clínica oferecem recomendações baseadas em evidências que incluem:
 
O local ótimo para o registro da temperatura;
 
Evitar a hipertermia (overwarming);
 
Taxa de resfriamento e gradiente de temperatura de resfriamento pico; e
 
Taxa de reaquecimento e gradiente de temperatura de aquecimento pico.
 
"Nossas novas diretrizes ajudarão a melhorar a compreensão da relação entre o manejo da temperatura e os desfechos clínicos, particularmente seu impacto no funcionamento do cérebro", disse o Dr. Engelman. "As diretrizes também conscientizam o paciente sobre o problema e ajudam a começar um diálogo entre o paciente e a equipe cirúrgica cardiotorácica antes da cirurgia."
 
Além disso, as novas orientações ajudarão a servir como base para a investigação dirigida em áreas em que existem evidências suficientes para apoiar uma recomendação.
 
Descrição do processo de desenvolvimento de diretrizes
 
Em um editorial na mesma edição do The Annals, três dos autores das diretrizes descreveram o processo de desenvolvimento e explicaram a importância das recomendações para a prática clínica.
 
"Produzimos uma declaração abrangente sobre as melhores práticas até hoje em manejo da temperatura no bypass cardiopulmonar", disse John W. Hammon, MD, um cirurgião cardiotorácico, da Universidade de Wake Forest, em Winston-Salem, NC. "Nosso grupo multidisciplinar analisou 3.321 resumos e 935 artigos completos na procura de evidências mais relevantes e cientificamente sólidas."
 
O Dr. Hammon sugeriu que as diretrizes subsequentes devem abordar a proteção renal durante o CPB, a proteção neurológica, o manejo da anticoagulação, a seleção de equipamentos, a colaboração interdisciplinar e a segurança na condução do CPB. "É nossa expectativa que estas diretrizes sejam usadas por equipes clínicas para facilitar a avaliação e a melhoria dos cuidados dos pacientes que atendemos coletivamente", disse.
 
Os outros dois editorialistas eram Linda Shore-Lesserson, MD, diretora de anestesiologia cardiotorácica no Northshore-Long Island Jewish Medical Center em Manhasset, NY e Tim Dickinson, MS, diretor de melhoria de desempenho clínico, da SpecialtyCare em Nashville, TN.
 
Fonte: medcenter.com