Chinesa de 3 anos é a primeira a ganhar crânio impresso em 3D

Chinesa de 3 anos é a primeira a ganhar crânio impresso em 3D

Uma chinesa de 3 anos entrou para a História ao se tornar a primeira pessoa no mundo a ter todo o crânio reconstruído por impressoras 3D. Han Han sofria de hidrocefalia, um acúmulo de líquido no crânio que fez sua cabeça crescer quatro vezes mais que o tamanho normal. Ontem, ela passou por 17 horas de uma cirurgia que implantou três peças de titânio para substituir seu crânio.

A doença estava tão avançada que o líquido preencheu 85% de seu cérebro, fazendo pressão e danificando algumas funções, como o fluxo de sangue. Como a cabeça pesava mais do que a metade de seu peso corporal, Han Han precisava fazer um esforço enorme para se levantar do travesseiro, o que a obrigou ficar de cama por quase um ano.

Depois que a família foi avisada de que seu crânio poderia se romper a qualquer momento, a cirurgia foi marcada em caráter de urgência — mas os pais de Han Han não podiam pagar os custos, de cerca de US$ 80 mil ( R$ 240 mil). Eles começaram, então, uma luta contra o tempo e conseguiram doações de familiares e amigos.

— Se ela não fosse mandada para o hospital, não teria sobrevivido nem o verão ( no hemisfério norte) — comentou o cirurgião Bo, do Hospital da Província Hunan. — Primeiro tivemos que eliminar a infecção que ela tinha na cabeça, porque a área da ferida era muito grande.

Durante a operação, o couro cabeludo e o crânio de Han Han foram removidos. Seu cérebro foi, então, reposicionado; e o excesso de líquido, drenado. Para recompor o crânio, os cirurgiões usaram a tecnologia de impressão 3D, que construiu um crânio de liga de titânio para configurá- lo na cabeça de Han Han. Antes da cirurgia, os médicos tinham usado tomografia computadorizada e dados 3D para criar três implantes de titânio que, combinados, poderiam substituir toda a parte superior do crânio da menina.

Os implantes acompanharão o crescimento de Han Han, sendo rodeados por seu próprio osso, reforçando a parte superior do crânio. Para alívio da família da menina, a operação foi um sucesso.

Fonte: tudofarma.com.br