Antieméticos para vômitos pós-cirúrgicos: revisão publicada pelo BMC Medicine

Antieméticos para vômitos pós-cirúrgicos: revisão publicada pelo BMC Medicine

Os antagonistas dos receptores de serotonina (5-HT3) são comumente usados para diminuir a náusea e os vômitos em doentes cirúrgicos. Foi realizada uma revisão sistemática sobre a eficácia comparativa dos antagonistas dos receptores de serotonina, sendo incluídos no estudo alguns 5-HT3 de primeira geração, como o ondasetron e o granisetron, e alguns 5-HT3 de segunda geração como o palonosetron.

Buscas foram feitas no MEDLINE, Embase e Cochrane Central Register of Controlled Trials para identificar estudos comparando o uso de 5-HT3 entre si, com placebo e/ou combinado a outros agentes antieméticos para pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos.

No geral, 450 estudos e 80.410 pacientes foram incluídos após a exibição de 7.608 citações e 1.014 artigos com texto completo. Significativamente menos doentes tiveram náuseas com qualquer medicação usada em relação ao placebo, com exceção de ondansetron com metoclopramida em uma meta-análise de rede (NMA) incluindo 195 ensaios clínicos randomizados (RCTs) e 24.230 pacientes. Significativamente menos doentes tiveram vômitos com qualquer medicação em relação ao placebo, exceto pelo palonosetron mais dexametasona em uma NMA incluindo 238 RCTs e 12.781 pacientes. Todos os agentes resultaram em um número significativamente menor de pacientes com náuseas e vômitos no pós-operatório versus placebo em uma NMA incluindo 125 RCTs e 16.667 pacientes.

Concluiu-se que o granisetron mais dexametasona foi a combinação de antieméticos mais eficaz, na maioria dos casos, com o número necessário para tratar variando de dois a nove.

Fonte: BMC Medicine, de 18 de junho de 2015