Ordem preocupada com número de médicos que ponderam sair do país

Ordem preocupada com número de médicos que ponderam sair do país

"A Ordem dos Médicos encara estes resultados sem grandes surpresas, mas com enorme preocupação. A desqualificação do trabalho médico, a degradação do trabalho no Serviço Nacional de Saúde (SNS), a falta de perspetivas de melhorias no médio prazo estão a motivar os médicos a sair do SNS para a reforma, para o setor privado e para a emigração", afirmou à agência Lusa o bastonário José Manuel Silva.

Para o responsável, quando a maioria dos "melhores jovens do país" pondera abandonar Portugal, isso devia obrigar a uma reflexão por parte do governo e de toda a sociedade.

"O desinvestimento no SNS, a desqualificação do trabalho médico, as dificuldades do exercício de uma medicina qualificada, o arrastamento burocrático dos concursos, os especialistas a serem remunerados como simples internos, tudo atira os médicos para fora do SNS e de Portugal", considera a Ordem.

José Manuel Silva manifestou também preocupação com os dados que indicam que 20% dos internos inquiridos afirmaram que talvez tivessem escolhido outra profissão se pudessem voltar atrás.

"As dificuldades no exercício da medicina em Portugal, neste momento, são imensas. Não é uma questão de falta de vocação, nem de disponibilidade para o trabalho, são as dificuldades diárias no exercício da medicina no SNS", justificou.

Além disso, acrescentou o bastonário, a ideia de que "a medicina era um 'El Dourado' de emprego garantido e bem remunerado" está já desfasada da realidade atual.

Fonte: http://tinyurl.com/pqhpyn9