Chocolate e leite prejudicam a voz. Veja dicas de como manter a saúde vocal

Chocolate e leite prejudicam a voz. Veja dicas de como manter a saúde vocal

No Dia Mundial da Voz, celebrado nesta quinta feira (16), especialistas afirmam que alimentos como o chocolate e o leite deixam a saliva mais grossa e dificultam a fonoarticulação. Já maçã, sono equilibrado e ingerir água durante o dia podem colaborar para uma melhor saúde vocal.

 
De acordo com a fonoaudióloga do Serviço de Fonoaudiologia do A.C.Camargo Irene de Pedro Netto, para manter a saúde da voz, deve-se ingerir água em temperatura ambiente, evitar falar em ambientes ruidosos, evitar alimentos condimentados, lactose, chocolate e café, principalmente em dias em que ela será muito utilizada. Profissionais como professores, cantores, teleoperadores e vendedores precisam tomar mais cuidados, porque dependem da voz em seus respectivos trabalhos.
 
- A água tem que estar em temperatura ambiente, pois o líquido muito gelado pode agredir a mucosa da faringe e da laringe.
 
Sete dicas práticas para manter sua voz saudável no dia a dia
 
Segundo a fonoaudióloga, alimentos condimentados podem causar o refluxo, um fator irritativo para a laringe, podendo gerar uma alteração vocal. Para deixar a saliva mais fluida e a fala mais clara, recomenda-se comer maçã, pois a fruta tem adstringentes que favorecem uma voz mais saudável.
 
A fonoaudióloga Marta Assumpção de Andrada e Silva, professora da área de voz do curso de graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, alerta que os fatores citados, somados a outras causas, podem levar a uma rouquidão, cansaço ao falar ou “ar na voz”. Esses sintomas não são normais, por isso devem ser diagnosticados e tratados.
 
- Entre os problemas mais comuns nas pregas vocais estão os nódulos vocais,  popularmente conhecidos por "calos", os pólipos e a fenda, que é um espaço entre as pregas vocais. Essas alterações normalmente vêm acompanhadas de sintomas como rouquidão, soprosidade ("ar" na voz) e fadiga ao falar. Se uma pessoa observa qualquer um desses sintomas por mais de 10 dias, o ideal é procurar um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo para realizar uma avaliação. Vale lembrar que a ansiedade e/ou o estresse, muito comuns na sociedade atual, podem afetar a saúde vocal, uma vez que esses estados interferem diretamente no padrão respiratório, na articulação e consequentemente na voz.
 
De acordo com Irene, existem alguns exercícios benéficos para mantê-la saudável, mas Irene salienta a importância de realizá-los sempre após recomendação fonoaudiológica, pois o tipo, a quantidade, e intensidade desses exercícios são determinados dependendo de cada caso.
 
- Em geral, são exercícios de vibração da mucosa que envolve as cordas vocais e relaxamento da musculatura laríngea, para deixar a vibração das pregas vocais harmoniosas e dar resistência muscular a fim de proporcionar a cada pessoa uma boa demanda de fala, sem apresentar alteração.
 
Atividades de aquecimento e desaquecimento também são importantes para pessoas que utilizam muito a voz, como palestrantes.
 
Para pessoas que usam a voz normalmente durante o dia e não se queixam de fadiga e cansaço ao falar, os exercícios podem ser preventivos.

 

Fonte: R7